Fapesp vai apoiar projeto de motor hipersônico
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) decidiu apoiar o projeto de desenvolvimento de tecnologia de motores supersônicos, do Ministério da Defesa, com a destinação de verba de R$ 2,5 milhões, no período de quatro anos. Essa ação vem complementar os esforços em andamento no Centro Técnico Aeroespacial (CTA) para demonstrar a viabilidade da construção de veículos capazes de voar até seis vezes a velocidade do som.
Com duração prevista de quatro anos, o projeto também prevê a construção de um terceiro túnel de vento hipersônico pulsado (com tempo de teste curto) no CTA, que será o maior da América Latina. O novo túnel aumentará o tempo de testes de 1,5 milésimo de segundo para 3 a 10 milésimos de segundo. Sua seção de testes poderá abrigar modelos maiores porque terá o dobro do tamanho atual. Hoje, o túnel hipersônico do CTA, instalado no Instituto de Estudos Avançados (IEAv), tem uma seção de testes de 300 milímetros de diâmetro.
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) também avalia a participação nesse desenvolvimento. A parte da Finep, avaliada em R$ 3 milhões, envolve a construção da infra-estrutura necessária para o vôo do motor em uma câmara blindada.
A Aeronáutica, principal incentivador das pesquisas em hipervelocidade no Brasil, investiu cerca de R$ 2,3 milhões no projeto, conduzido pelos pesquisadores do IEAv. O valor inclui toda a parte de instrumentação dos laboratórios, ensaios no túnel de vento hipersônico existente, construção de modelos experimentais e de câmaras de alta velocidade.
Além da aplicação em aviões, os motores hipersônicos também poderiam ser utilizados nas futuras gerações de foguetes brasileiros. O primeiro protótipo do Scramjet brasileiro está pronto, mas os pesquisadores ainda trabalham no desenvolvimento do sistema de injeção de hidrogênio gasoso no motor, o mesmo utilizado pelo veículo da Nasa. A previsão é de que o primeiro teste do motor em túnel hipersônico seja realizado em setembro.