Evento no Mendes Convention Center reúne empresários da construção
Capacitação de mão de obra, Plano Diretor de Santos e urbanização de áreas alternativas para o crescimento regional são os temas em debate, nesta terça-feira, na primeira edição do Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região (Ficon).
O encontro, que reunirá empresários e autoridades locais, estaduais e nacionais, ocorrerá no Mendes Convention Center, no Gonzaga. Em meio aos debates e mesas-redondas, serão apresentados levantamentos do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) sobre temas cruciais para o planejamento da Baixada Santista.
Promovido pelo Sistema A Tribuna de Comunicação e com realização da Una Marketing de Eventos, o Ficon terá, como primeira palestra, um exemplo estrangeiro de alterações urbanas e sociais: Barcelona, na Espanha. A apresentação está marcada para as 10 horas.
As transformações econômicas e na organização da cidade serão apresentadas por Jordi Serra, consultor sênior do Global Barcelona Group. O município avançou, sobretudo, entre o final da década de 1980 e o início da de 1990, com os preparativos para os Jogos Olímpicos de 1992.
As exposições continuarão com os debates sobre a formação de trabalhadores para a construção civil. Para discutir este tema, estarão presentes dois secretários de Estado: Davi Zaia, de Emprego e Relações do Trabalho, e Paulo Alexandre Barbosa, de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
À tarde, estará em discussão o Plano Diretor de Santos. O documento está sendo revisado e submetido a avaliação pública, em audiências organizadas pela Câmara Municipal. Trata-se do instrumento que regula a ocupação do território e aponta os locais mais adequados para negócios imobiliários e empreendimentos comerciais.
O último tema em debate será a urbanização de espaços alternativos para o desenvolvimento local. O secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e os prefeitos de Santos, João Paulo Papa (PMDB), de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB) e Marcia Rosa, de Cubatão (PT), participarão da mesa-redonda.