Estudo da KPMG traça perfil da indústria mineradora
Estudo da KPMG traça perfil da indústria mineradoraO levantamento Quadro Excelência Operacional em Mineração, feito pela KPMG e divulgado esta semana, traça um perfil detalhado da indústria de mineração de todo o mundo, além de mostrar cases de sucesso em empresas do setor.
Segundo a pesquisa, uma cultura de redução de custos, garantia de bons investimentos, gestão da flexibilidade e integração nas operações são os principais desafios para esse setor atualmente.
O estudo mostra, também, padrões operacionais e indicadores de performance que precisam ser avaliados e monitorados para maximizar o valor e minimizar eventuais riscos no negócio.
Desenvolvida a partir de informações e experiências vividas nos últimos anos pelas empresas líderes em mineração no mundo, a pesquisa da KPMG pretende mostrar a importância das atividades operacionais nas companhias, como forma de melhorar a lucratividade.
“O ideal é que as empresas comecem a implantar as ações logo no início das suas atividades e, ao longo do tempo, incorporem tais características em sua organização, aplicando essas mudanças aos seus negócios de maneira integrada. O quadro de excelência coloca juntos todos os recursos necessários para assegurar que operação seja bem-sucedida”, afirma Pieter van Dijk, sócio da área de Consultoria em Gestão da KPMG no Brasil.
O setor de mineração é um dos mais fortes da economia, mas a natureza cíclica dessa indústria é conhecida. Como o mundo vive hoje uma crise global, estudos como esse podem ajudar a nortear as estratégias e decisões de negócios, com sustentabilidade e inteligência.
O Quadro Excelência Operacional em Mineração da KPMG (KPMG Mining Operational Excellence Framework) foi elaborado por um grupo global formado por especialistas no setor e pode ser encontrado na íntegra, em inglês, no site da KPMG.
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços de auditoria e consultoria presente em 150 países, com 138 mil funcionários em todo o mundo. As firmas-membro da rede são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative, da Suiça. No Brasil, a empresa tem aproximadamente 4 mil profissionais distribuídos em 21 cidades de 12 Estados e no Distrito Federal.