Estratégia de logística
Estratégia de logísticaQuando uma empresa cria uma estratégia logística ela definir os níveis de serviço em que a sua organização logística pode ser mais rentável. Como a cadeia de suprimentos está constantemente mudando e evoluindo, uma empresa pode desenvolver uma série de estratégias de logística para as linhas de produtos específicos, determinados países ou clientes específicos.
Por que implementar uma estratégia de logística?
A cadeia de abastecimento muda constantemente e isso vai afetar toda a organização logística. Para se adaptar à flexibilidade da cadeia de abastecimento, as empresas devem desenvolver e implementar uma estratégia de logística formal. Isso permitirá que uma empresa identifique o impacto das mudanças iminentes e faça mudanças organizacionais ou funcionais para garantir que os níveis de serviço não sejam reduzidos.
O que está envolvido no desenvolvimento de uma estratégia logística?
Uma empresa pode começar a desenvolver uma estratégia de logística ao olhar para quatro níveis distintos de sua organização logística.
Estratégicos: ao examinar os objetivos da empresa e as decisões estratégicas da cadeia de suprimentos, a estratégia logística deve rever a forma como a organização logística contribui para os objetivos finais.
Estruturais: a estratégia logística deve examinar as questões estruturais da organização logística, tais como o número ideal de armazéns e centros de distribuição ou que produtos devem ser produzidos em uma fábrica específica.
Funcionais: qualquer estratégia deve rever a forma como cada função separada na organização logística atinge a excelência funcional.
Implementação: a chave para o desenvolvimento de uma estratégia de logística de sucesso é a maneira como ela deve ser implementada em toda a organização.
O plano de implementação incluirá o desenvolvimento ou a configuração de um sistema de informação, introdução de novas políticas e procedimentos e para o desenvolvimento de um plano de gestão da mudança.
Desenvolvendo uma estratégia logística
Estratégia de logísticaAo examinar os quatro níveis de organização logística, todos os componentes da operação devem ser examinados para verificar se custo-benefício potencial pode ser alcançado. Existem áreas críticas diferentes em cada empresa, mas a lista deve incluir, no mínimo, o seguinte:
Transporte: será que as estratégias de transporte atual ajudam os níveis de serviço?
Terceirização: como a terceirização é usada na função logística? Seria uma parceria com uma empresa de logística de terceiros melhor para os níveis de serviço?
Sistemas de logística: os sistemas de logística atuais fornecem o nível de dados que é necessário para implementar com sucesso uma estratégia de logística ou novos sistemas são necessários?
Concorrentes: analise o que os concorrentes de logística oferecem. Alterações ao serviço de clientes da empresa podem melhorar os níveis de serviço?
Informação: a informação dirige a organização logística em tempo real e precisa? Se os dados são imprecisos, em seguida, as decisões que são feitas vão ocasionar em erros.
Revisão da estratégia: os objetivos da organização logística estão alinhados com os objetivos da empresa?
Uma estratégia logística bem-sucedida é importante para as empresas que se dedicam a manter os níveis de serviço com a melhor qualidade possível, apesar das mudanças que ocorrem na cadeia de abastecimento.