Espuma cerâmica é eficaz em métodos de filtragem
Espuma cerâmica é eficaz em métodos de filtragemA espuma cerâmica é uma estrutura leve, composta por uma pequena porcentagem de cerâmica muito porosa e uma elevada percentagem de gás. Os tipos de espumas cerâmicas possuem de 75 a 90% de porosidade, embora alguns modelos de espumas cerâmicas sejam ainda mais porosos. Essas espumas contam com propriedades específicas que as tornam adequadas para uma variedade de aplicações.
A maioria das técnicas de fabricação de espuma cerâmica geralmente envolve a impregnação de outra estrutura de espuma com pasta cerâmica. Esta estrutura é, então, colocada em alta temperatura em um forno. A cerâmica endurece enquanto o calor do forno destrói a estrutura de base sobre a qual ela foi construída.
Uma estrutura leve e altamente porosa de cerâmica é assim criada como o produto final deste processo de fabricação. O material produzido pode ter seus poros individualmente selados. Este tipo de estrutura é conhecido como espuma de célula fechada. Quando os poros da espuma são interligados em toda a estrutura, ela é chamada de espuma de célula aberta.
Espuma cerâmicaAs características específicas dessa espuma especial dependem de uma variedade de fatores, mas esta classe de materiais é conhecida por certas propriedades comuns. A baixa condutividade térmica faz da espuma de cerâmica particularmente útil como um material isolante térmico. Sua capacidade de resistir relativamente a grandes choques térmicos também torna este suprimento adequado para ambientes agressivos, especialmente em aplicações industriais e aeronáuticas. A propriedade de alta porosidade destas espumas significa que elas são materiais relativamente leves e úteis em aplicações onde o excesso de peso deve ser evitado.
Além do uso como um material isolante, a espuma cerâmica industrial também é comumente empregada em aplicações de filtração. Quando usada no refino de outros materiais, os filtros de espuma cerâmica geralmente oferecem três modos de filtragem. Ao entrar em contato com a entrada do filtro, as partículas maiores que o tamanho dos poros são apoiadas sobre a superfície do filtro, porque elas são grandes demais para atravessar. Este material forma uma camada na superfície do filtro, que por sua vez capta as partículas menores. As partículas mais finas podem atravessar a camada, mas são, então, capturadas no interior dos poros do filtro.
Novos usos potenciais da espuma cerâmica também estão em desenvolvimento. Por exemplo, na indústria médica, a espuma cerâmica está sendo estudada para possível utilização na estimulação do crescimento ósseo onde o osso foi retirado, como em pacientes com câncer.