Ergonomia em segurança do trabalho
Ergonomia em segurança do trabalhoErgonomia é a ciência de projetar o trabalho, equipamentos e local de trabalho para atender o trabalhador. Um design ergonômico adequado é necessário para evitar lesões por esforços repetitivos, que podem se desenvolver ao longo do tempo e levam à incapacidade de trabalho em longo prazo. A Associação Internacional de Ergonomia define ergonomia como a disciplina científica relacionada com a compreensão das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. É a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos de design, a fim de criar condições para o bem-estar humano e para seu bom desempenho dentro do sistema global.
A ciência ergonômica é aplicada para cumprir as metas de saúde e produtividade, sendo relevante na concepção de fatores, tais como mobiliário seguro e facilidade em usar as para máquinas disponíveis. A ergonomia em segurança do trabalho está preocupada com a perfeita adaptação entre as pessoas, as ferramentas tecnológicas e os ambientes. Leva em consideração as capacidades do usuário e as limitações na busca de garantir que as tarefas sejam desempenhadas com conforto e segurança.
Para avaliar o perfeito “ajuste” entre uma pessoa e todos os objetos no ambiente de trabalho, sejam móveis e máquinas, os ergonomistas consideram a atividade que está sendo execurada e as demandas do usuário, além de verificar o equipamento utilizado (o seu tamanho, forma, e como ele é adequado para a tarefa). A ergonomia baseia-se em muitas disciplinas para o estudo dos seres humanos e seus ambientes, incluindo antropometria, biomecânica, engenharia mecânica, engenharia industrial, desenho industrial, cinesiologia, fisiologia e psicologia.
Normalmente, um ergonomista terá um título de bacharelado nas áreas de Psicologia, Industrial Engenharia Mecânica, Desenho Industrial ou Ciências da Saúde, e, ainda, um título de mestrado ou doutorado em uma disciplina relacionada. Muitas universidades oferecem mestrado em Ciência da ergonomia, enquanto algumas contam com vagas de mestrado em ergonomia. Na década de 2000, muitos terapeutas ocupacionais migraram para o campo da ergonomia, já que este campo de estudo se apresenta como uma nova área de atuação bastante promissora.
Nenhum comentário