Engenharia biomédica como um campo da engenharia
Engenharia biomédica como um campo da engenhariaA engenharia biomédica é uma disciplina científica que considera desde os princípios da engenharia até a biologia e os tratamentos médicos. Os engenheiros biomédicos são mundialmente conceituados por terem realizado abordagens inovadoras a este ramo da engenharia. Pode-se dizer que a engenharia biomédica desenvolve uma grande variedade de produtos, desde corações artificiais a peles cultivadas para enxertos na esperança de promover o tratamento médico adequado ao paciente que sofreu de queimaduras, por exemplo.
Os estudantes de engenharia biomédica devem possuir uma sólida formação em engenharia e biologia, além de obter conhecimento aprofundado em disciplinas como matemática, física, química e informática. Muitas universidades têm departamentos de estudos de Engenharia Biomédica para atender às comunidades locais, mas estes departamentos também fornecem todo o apoio ao futuro profissional de engenharia no sentido de colaborar com a formação acadêmica dos jovens e de suprir a crescente demanda por novos engenheiros biomédicos no mercado de trabalho.
Uma grande variedade de instrumentos, equipamentos e dispositivos médicos são projetados com base na engenharia biomédica. A maioria dos novos dispositivos médicos, por exemplo, é desenvolvida e projetada pelos engenheiros biomédicos, incluindo itens como equipamentos usados em tratamentos médicos, sistemas de imagem, órgãos artificiais, próteses e aparelhos auditivos. A capacidade de desenvolver novos dispositivos médicos é um aspecto crítico da engenharia biomédica.
Engenharia biomédicaOs engenheiros biomédicos trabalham também no campo da genética, pesquisando o genoma humano e estudando a possibilidade de crescimento de órgãos e de pele para enxertos e transplantes, além de pesquisarem novos produtos fármacos, entre outros atributos da profissão. A engenharia biomédica é área de engenharia responsável pelo desenvolvimento de novas próteses e órteses, de novas tecnologias de instrumentos para implantes e para diversos procedimentos cirúrgicos e de novos equipamentos mais modernos para fazer diálise ou hemodiálise.
O campo da engenharia biomédica tem contribuído imensamente para a ciência médica desde o século 20, quando os engenheiros biomédicos começaram a organizar-se formalmente e se comprometeram a trabalhar para solucionar os problemas que afligem a comunidade médica. Hoje, os engenheiros biomédicos podem trabalhar para empresas privadas, cooperando em laboratórios com outros pesquisadores da área médica, realizando pesquisas para o governo e também no ensino das novas gerações em seu campo. Eles trabalham com organizações sem fins lucrativos para o desenvolvimento de pesquisas e soluções médicas de baixo custo.
Este campo está em constante expansão e, de modo geral, um profissional graduado neste campo não terá muitos problemas para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho e seguir uma carreira bem consolidada.