Energia mínima de ignição
Energia mínima de igniçãoEnergia mínima de ignição (MIE) é uma medida da menor quantidade de energia transmitida por uma faísca elétrica, que irá acender um combustível disperso ou composto de outra forma queimável no ar. As condições devem ser ideais para a explosão com valores de MIE, mas os valores de ignição, apenas ligeiramente mais elevados, podem ser necessários para inflamar a mistura de outra forma.
A faísca que faz com que haja uma explosão, em tais casos, pode surgir a partir de uma descarga eletrostática (ESD), onde existe uma diferença latente em potencial elétrico entre dois objetos em estreita proximidade, ou pode ser causada por um circuito elétrico em um curto evento de descarga do circuito. Compreender os processos de combustão química que levam a eventos de energia mínimas de ignição é importante no campo de combate a incêndios, bem como em indústrias que envolvem o armazenamento e a utilização de compostos voláteis, tais como na operação de aeronaves.
Combustíveis voláteis e solventes, e outros produtos químicos que são conhecidos por terem baixos valores mínimos de energia de ignição, incluem o acetileno e o hidrogênio em 0,017 milijoules, etileno a 0,08 milijoules, e metano a menos 0,3 milijoules. Estes produtos químicos devem ser manuseados com cuidado extremo em espaços confinados, devido ao fato de que todos eles também têm pontos de evaporação de baixo custo, à pressão atmosférica normal e à temperatura normal. Um dos mais mortais acidentes aéreos comerciais dos EUA, o vôo da TWA 800, caiu 12 minutos depois de decolar de Nova York, em julho de 1996.
Energia de ignição das chamas
Energia de ignição das chamas
A queda foi atribuída a uma possível explosão de energia mínima de ignição no tanque de combustível central da asa. Cerca de 50 galões (189 litros) de combustível para a aviação, conhecidos como Jet A, que foram armazenados no tanque no momento foram, inadvertidamente, aquecidos por unidades de ar condicionado diretamente sob a área do reservatório, o que serviu para vaporizar uma quantia de combustível. À medida que o plano aumentou em altitude, a pressão de ar reduzida aumentou a evaporação ao ponto em que a sobrepressão e uma condição de faísca, possivelmente desconhecida, criou uma explosão que partiu o tanque de combustível e destruiu a aeronave.
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Vários outros tipos de compostos que são dispersos no ar como partículas finas, como metais em pó e combustíveis sólidos, como o carvão e o enxofre , também tendem a ter baixos valores de energia de ignição mínimos. A MIE para o alumínio é de 15 milijoules e para o magnésio é de 40 milijoules. Outros compostos conhecidos por terem baixos valores mínimos de energia de ignição bem abaixo de 1 millijoule incluem o propano, o pó de ferro e o dissulfeto de carbono. Estes valores baixos são significativos quando comparados com o nível de energia gerada a partir de fontes comuns de faíscas.