Efeitos da presença de água no óleo hidráulico
óleo hidráulicoHá diferentes efeitos potencialmente prejudiciais normalmente associados com qualquer quantidade de água no óleo hidráulico, incluindo a corrosão da superfície e a fadiga acelerada de componentes de metal. Uma vez que a água (em três estados distintos) está presente no óleo hidráulico, os efeitos específicos dependem de fatores tais como a concentração de água, o tipo de óleo e a temperatura de trabalho.
A água que é completamente dissolvida em óleo hidráulico não é normalmente associada à corrosão da superfície, mas os níveis elevados de água dissolvida podem resultar em fadiga do metal de modo acelerado. A existência de água em óleo hidráulico pode também alterar as características físicas do óleo, resultando em viscosidade reduzida, ou até faz com que os componentes fiquem imóveis, caso se formem cristais de gelo sob condições de trabalho a frio.
Os óleos hidráulicos são uma classe de substâncias utilizadas para transferir potência em vários tipos de máquinas hidráulicas. Além de funcionar como um meio de transferência de energia, o óleo hidráulico pode também executar inúmeras outras tarefas. Estes óleos são muitas vezes utilizados para lubrificar, realizar a transferência de calor e agir como um meio de vedação.
Grandes quantidades de água no óleo hidráulico resultam na corrosão de superfície.
Grandes quantidades de água no óleo hidráulico resultam na corrosão de superfície.
Alguns óleos hidráulicos também são projetados especificamente para ser resistentes ao fogo à radiação. A capacidade do óleo hidráulico para proporcionar estes benefícios é tipicamente reduzida pela presença de qualquer líquido, embora os efeitos específicos da água sobre o óleo hidráulico dependerão de uma série de fatores.
A corrosão de superfície normalmente não ocorre devido a pequenas quantidades de água dissolvida, embora os componentes metálicos no interior do sistema sofram de fadiga acelerada. Estudos têm demonstrado que uma redução dos níveis de água dissolvida a partir de 400 partes por milhão (ppm) para 25 PPM pode permitir que alguns componentes durem cerca de cinco vezes mais.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Cada tipo de óleo hidráulico pode conter uma quantidade limitada de água num estado dissolvido. Depois de que o ponto de saturação é atingido, os resultados são ou a água livre ou uma emulsão. Grandes quantidades de água livre no óleo hidráulico tipicamente resultam em uma grande quantidade de corrosão de superfície, e níveis muito elevados, muitas vezes, causam falhas de componentes. Quando a água em óleo hidráulico é misturada em uma emulsão, o resultado é uma alteração nítida nas características físicas do óleo. Isso pode resultar em óleo hidráulico que tenha uma viscosidade diferente ou compressibilidade, afetando adversamente a capacidade do óleo de transferir potência.