Dixie Toga compra ativo da Alcoa Alumínio
Dixie Toga compra ativo da Alcoa AlumínioA Itap Bemis, empresa de embalagens flexíveis controlada pela brasileira Dixie Toga, uma das maiores produtoras de embalagens da América Latina, adquiriu a unidade de negócios de embalagens flexíveis pertencente a norte-americana Alcoa Alumínio, subsidiária da Alcoa. Localizada em Itaipava (região serrana do RJ), a unidade produz embalagens de alumínio e de papel para as indústrias de alimentos e tabaco. O montante envolvido na negociação não foi revelado.
A unidade possui uma capacidade para converter 12 mil toneladas métricas de alumínio em folhas, usadas na produção de embalagem. A decisão faz parte da estratégia mundial da Alcoa, anunciada em janeiro de 2003, de alinhar mundialmente o seu portifólio de produtos, o que inclui o desinvestimento em ativos consi-derados não essenciais. Em junho de 2003, a australiana Amcor, maior fabricante mundial de embalagens PET, adquiriu os negócios de pré-formas e garrafas PET da Alcoa Alumínio na América Latina, por US$ 75 milhões.
A unidade emprega 200 pessoas no Brasil, que, segundo comunicado da Dixie Toga, serão incorporadas pela Itap Bemis. Fundada em junho de 1995, resultado da fusão da Dixie Lalekla com a Toga, a Dixie Toga possui 10 fábricas, distribuídas pelo Brasil e Argentina, e fabrica embalagens para potes de margarina, iogurte, água, doces, entre outros.