Diferença entre marca de serviço e marca registrada

Diferença entre marca de serviço e marca registradaSe você fabrica um produto ou oferece um serviço, provavelmente quer que sua empresa tenha uma identidade única para permitir que seus clientes saibam a origem do produto ou serviço para ter uma garantia sobre a qualidade e preço.

A forma mais comum de fazer isso é obtendo uma marca comercial.

Essa ferramenta fornece uma identidade única para um produto ou serviço. Enquanto a maioria das pessoas tenha uma idéia do que uma marca registrada é, o conceito de marca de serviço ainda causa confusão.

Este artigo tenta deixar claro as diferenças entre uma marca de serviço e uma marca registrada.

O que é marca registrada?

Qualquer nome único, símbolo ou sinal que é reservado e usado por uma empresa ou entidade comercial é chamado de sua marca registrada. Esta marca não pode ser utilizada pelos concorrentes e, dessa forma, define o negócio para além de outras empresas que fazem produtos semelhantes.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

A sigla TM ao lado do nome de um produto ou de uma empresa indica que foi registrado e não pode ser utilizado por outros. No entanto, a letra M é utilizada para uma marca não registrada, ao passo que as registradas são caracterizadas por R maiúsculo dentro de um círculo.

Este sistema universal (vale em todo o mundo) é útil tanto para o proprietário da empresa, como para seus clientes e consumidores, que passam a reconhecer a fonte daquilo que compraram.

Por outro lado, empresários podem se certificar de que seus clientes não comprem por acaso um produto semelhante feito por qualquer outra empresa. Existem agências internacionais que fornecem marcas de produtos e empresas em diferentes categorias – nos EUA, por exemplo, essa é uma tarefa da USPTO.

Marcas registradas de empresas multinacionais
Marcas registradas de empresas multinacionais

O que é marca de serviço?

Serviços são diferentes de bens de consumo, no sentido de que não existe qualquer embalagem ou prateleiras para sua venda.

No entanto, dependendo do serviço fornecido, eles podem receber um sinal ou símbolo único, para tornar o serviço conhecido por esta marca, a chamada marca de serviço.

Um bom exemplo são os Correios. Mesmo que nenhum produto com o nome do serviço de postagem esteja disponível no mercado, os consumidores conseguem facilmente identificar o serviço e a empresa que fornece esse serviço pelo logotipo ou cor destinada a ele.

Há serviços de telecomunicações que fazem uso de um som particular para que os clientes saibam qual é a empresa por trás do serviço imediatamente.

Qual é a diferença entre marca de serviço e marca?

A marca registrada é um sinal, nome ou símbolo atribuído pelo Escritório de Marcas e Patentes para o produto de uma empresa para torna-lo único, permitindo aos clientes conhecer a origem do produto.
Marca de serviço é equivalente a marca e a única diferença está no fato de que é capaz de diferenciar um serviço de outros.
Marca é fornecida para produtos embalados e empresas, que podem fazer uso de TM ou R maiúsculo dentro de um círculo para indicar a sua fonte para os seus clientes e nenhuma outra empresa pode copiar este nome, logotipo ou símbolo.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

?>