Dicas para um bom atendimento ao cliente
Dicas para um bom atendimento ao clienteBom atendimento ao cliente é a alma de qualquer negócio. Você pode oferecer promoções e reduzir os preços para trazer novos clientes, mas se você não consegue retê-los, seu negócio não será rentável por muito tempo.
Um bom serviço é aquele que incentiva o cliente a voltar sempre e fazer com que ele saia satisfeito – ou feliz o suficiente para passar um feedback positivo sobre sua empresa adiante para outros, que podem, então, experimentar o produto ou serviço que você tem a oferecer e, quem sabe, tornarem-se clientes fiéis.
Um bom vendedor pode vender qualquer produto para qualquer pessoa. Mas é a abordagem do serviço ao cliente que determina se aquele cliente vai comprar novamente de sua empresa ou não. A essência do bom atendimento se forma no relacionamento com os clientes – um relacionamento que esse cliente sente que gostaria de exercer.
Como acontece tal relacionamento? Lembre-se do segredo verdadeiro de atendimento: “Você será julgado pelo que você faz, não pelo o que diz”.
Veja algumas dicas simples para oferecer um ótimo serviço a seus clientes.
Atenda o telefone.
Tenha um serviço de atendimento ou encaminhe suas ligações diretamente para o celular, para que o cliente possa falar com a empresa na hora que quiser. Contrate pessoal, se precisar. Mas certifique-se que tem alguém para atender o telefone quando o cliente ligar. As pessoas querem falar com um ser humano e não com um robô ou gravação.
Não faça promessas que não pode cumprir.
Mantenha sua palavra. A confiabilidade é uma das chaves para qualquer bom relacionamento e bom atendimento ao cliente não é exceção. Se você disser: “Suas peças serão entregues na terça-feira”, certifique-se que sejam entregues na terça-feira. Caso contrário, não fale nada. A mesma regra se aplica a nomeações de clientes, prazos, etc. Pense antes de prometer – porque nada irrita clientes mais do que isso.
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Ouça seus clientes.
Existe algo mais irritante do que dizer a alguém o que você quer ou qual é seu problema e depois descobrir que essa pessoa não prestou atenção e precisa que seja explicado novamente? Do ponto de vista do cliente, eu duvido. Deixe de lado os discursos de vendas de produtos. Deixe seu cliente falar e mostre que você também está ouvindo, dê as respostas adequadas e sugira formas de resolver o problema.
Lide com reclamações.
Ninguém gosta de reclamações e muitos de nós desenvolvemos um comportamento-padrão, dizendo: “Você não pode agradar a todas as pessoas o tempo todo”. Talvez não, mas se você ouvir e se empenhar para resolver a queixa, você pode ser capaz de agradar essa pessoa desta vez – e posicionar o seu negócio para colher os benefícios do bom atendimento ao cliente.
Seja útil – mesmo que não haja lucro imediato.
Se o cliente tem dúvidas, esteja disponível para saná-las. Se ele quer ver o produto, mas não pretende comprar na hora, mostre a ele todas as funcionalidades. Ser prestativo vale muito – e vai fazer o cliente lembrar de você e indicá-lo para outras pessoas.
Treine sua equipe (se houver) para ser sempre útil, cortês e experiente.
Encabece o treinamento ou contrate alguém para fazer isso. Converse com eles sobre bom atendimento ao cliente. O mais importante é dar a cada membro de sua equipe de informação suficiente e autonomia para tomar essas pequenas decisões que podem ajudar o cliente, para que ele nunca fique em posição de dizer “Eu não sei, mas meu chefe chega daqui a pouco e posso perguntar para ele …”.
Uma equipe bem treinada em atendimento, seja pessoalmente ou ao telefone, agrada qualquer cliente
Uma equipe bem treinada em atendimento, seja pessoalmente ou ao telefone, agrada qualquer cliente
Vá além do concorrente.
Por exemplo, se uma pessoa entra em sua loja e pede ajuda para encontrar algo, não apenas diga, “É no corredor 3”. Leve o cliente até o item. Melhor ainda, espere e veja se ele tem dúvidas sobre isso ou outras necessidades. Seja qual for o passo extra, se você quiser fornecer bom serviço ao cliente, leve-o até o que ele quer. Eles podem não dizer isso a você, mas as pessoas percebem quando os outros fazem um esforço extra e vão falar bem de sua empresa ou serviço.
Dê uma vantagem.
Quer se trate de um cupom de desconto para o futuro, um serviço para informações adicionais sobre como usar o produto ou um sorriso genuíno, as pessoas gostam de ter mais do que eles pensavam que estavam recebendo. E um gesto não precisa ser grande para ser eficaz.
Se você aplicar estas regras simples de forma consistente, a sua empresa vai se tornar conhecida pelo seu bom atendimento ao cliente. E a melhor parte? Com o tempo, essa prática traz mais clientes novos do que promoções e reduções de preços, além de uma ótima reputação para sua empresa.
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