Dicas para escolher transmissores da medição da pressão
Dicas para escolher transmissores da medição da pressãoPara escolher os tipos de transmissores da medição da pressão corretos para uma atividade planejada e específica, a primeira etapa é a possibilidade de optar por um transdutor ou um transmissor. Embora os termos sejam freqüentemente confundidos, existem várias diferenças entre os dispositivos transdutor e transmissor. Um transdutor gera um sinal de baixo nível eletrônico em resposta a mudanças na pressão aplicada, e tal como acontece com os modelos de transmissores, os transdutores possuem um sensor interno que converte a força aplicada em um sinal elétrico, do qual a medida é derivada.
Os tipos de transdutores de medição de pressão são geralmente inadequados para lidar com ambientes agressivos, típicos de muitas plantas e aplicações industriais. O corpo do transdutor é, de modo geral, pequeno e não pode ser facilmente instalados em tubulações industriais de tamanho padrão. Muitas vezes, também são mal protegidos contra os efeitos de superpressão ou de danos causados por variações bruscas nas condições do processo.
É fato que os transdutores de pressão industriais também têm um nível de estabilidade e de precisão da medição inferiores em relação aos transmissores. Eles oferecem uma limitação no processo de medição quando em certas condições ambientais, tais como em variações de temperatura, e muitas vezes são dispositivos de fixo alcance, que conseguem realizar as medições dentro de uma área mais restrita.
Transmissor de medição de pressão
Os transmissores de pressão modernos lidam confortavelmente com as condições de temperaturas adversas, de umidade e de vibração também, desde que estejam dentro dos limites de especificação do projeto. A minimização dos efeitos de tais condições é um fato que contribui para maximizar os transmissores de vida operacional.
A maioria dos transmissores eletrônicos é adequada para as oscilações de temperatura, em faixas que variam com mínimas entre -20 ° C a -40 ° C e máximas entre 60 ° C a 85 ° C, embora essa regra nem sempre seja aplicada a determinados tipos de transmissores, já que outros materiais especiais de enchimento podem ser especificados para o transmissor. É válido destacar, mais uma vez, que as condições de temperatura ambiente podem afetar significativamente a eficiência do transmissor caso. Isso inclui não apenas a temperatura do local de instalação, mas também o calor gerado durante as operações ou irradiado por algum material utilizado nas operações de produção, ou até mesmo pela tubulação. As altas temperaturas podem ter um efeito prejudicial, podendo causar insuficiência prematura do componente.
O ideal é que a temperatura do transmissor seja mantida tão baixa quanto possível para manter a expectativa de vida máxima. Uma atenta consideração também precisa ser respeitada em relação à instalação de um transmissor em ambientes externos. As condições atmosféricas, tais como luz solar direta ou ventos fortes podem causar aquecimento ou arrefecimento de transmissores, provocando prejuízos ao seu funcionamento.
O vapor gerado pela umidade, às vezes, penetra na caixa do transmissor e afeta os componentes mais sensíveis. A exposição prolongada à umidade elevada também é capaz de provocar a corrosão da caixa do transmissor e demais guarnições e materiais de isolamento, muito embora as caixas de proteção do transmissor sejam projetadas para resguardar os componentes elétricos contra a entrada de umidade do ar.
Alguns fabricantes de transmissores empregam diversos métodos como o uso de material de envasamento para proteger os transmissores eletrônicos da umidade. No entanto, a única prevenção contra a umidade é construir a caixa de proteção do transmissor de modo que ela seja hermeticamente fechada e vedada.
A vibração é outra questão. É sempre bom evitar a instalação de um transmissor em uma área sujeita a níveis prolongados ou desnecessários de vibração, pois isso pode reduzir a vida útil do transmissor. Para proteger esses dispositivos contra possíveis danos ou avarias causadas por vibrações, os transmissores devem ser montados em um local fora do campo afetado pela vibração, especialmente durante as operações de rotina das plantas industriais.
Nenhum comentário