Dicas para enfrentar desafios na carreira
dicas para enfrentar desafios na carreiraA única maneira de superar um problema na vida profissional e na carreira industrial é fazer algo diferente. Mas aqui está uma abordagem ainda melhor: em vez de esperar uma situação de crise no trabalho, por que não transformar uma situação atual em um grande quebra-cabeças e treinar para lidar melhor com os desafios que aparecerem no futuro? Essa é uma das chaves para o sucesso na carreira.
São cinco pontos específicos, os chamados 5 As. Aqui estão dicas para enfrentar desafios na carreira e no trabalho:
Analise
Mude os padrões de avaliação. Ao longo do tempo, desenvolvemos maneiras de medir o nosso desempenho. Talvez você se concentre mais no tempo que uma tarefa leva para ser concluída, na qualidade ou no resultado final. Cada um sozinho pode ser eficaz, mas ficar com um ou dois poderiam fazer com que você perca oportunidades de melhorar. Digamos que você se concentrar no cumprimento das normas, o que muda no tempo de conclusão? Medir o seu desempenho de formas diferentes força que você olhe para o que você faz regularmente a partir de uma nova perspectiva.
Mude metas. Se você cria produtos eletrônicos, por exemplo, é divertido usar como referência um iPhone ou iPad. Definir uma meta incrível é bom – já que se você não sonhar alto você não vai alcançar o topo – mas não atingir um objetivo (ainda que otimista) pode acabar com a sua motivação. Escolha um ponto de referência diferente, olhe para as empresas (ou pessoas) com ativos semelhantes, fundos, etc e tente bater os seus resultados. Para um impulso de motivação, considere encontrar um concorrente.
Aceite
Seja quem você é. Eu gostaria de jogar futebol como esse cara ou andar de moto como aquele cara. Ou mudar o mundo como o outro cara. Eu não vou. E, na maior parte do tempo, estou bem com isso porque eu posso dar sempre o melhor de mim no trabalho. Pense em quem você admira e pegue algumas de suas qualidades para emular, não necessariamente suas realizações. Você não pode ser eles – e eles não podem ser você. Seu chefe não vai mudar. A empresa onde você trabalha não vai mudar. Seus clientes e fornecedores – eles não vão mudar. Não espere isso.
Escolha uma fonte de frustração e decida o que você vai fazer diferente em relação a ela, incluindo, possivelmente, mudar. Quando você parar de se concentrar em aspectos negativos, pode começar a notar as qualidades positivas que você perdeu. Ninguém é tão mau ou tão bom como imaginamos – o mundo profissional e pessoal é assim.
dicas para enfrentar desafios na carreiraAjude
Ajude um colega de trabalho. Não espere que ele peça. Escolha alguém que esteja com dificuldades e se ofereça para ajudar. Mas não basta dizer: “Existe alguma maneira eu posso te ajudar?” Seja específico: ofereça-se para ajudar com uma tarefa em especial, ou para assumir uma tarefa de poucos dias, ou para trabalhar lado a lado. A oferta geral é fácil recusar; uma oferta específica mostra não apenas que você quer ajudar, mas que você se importa.
Ajude seu concorrente. Contra-intuitivo? Dificilmente. Comparado aos outros, as pessoas com melhor desempenho não precisam de ajuda, e como resultado, eles estão muitas vezes solitários, pelo menos no sentido profissional. Pergunte se você pode ajudar com uma tarefa específica. Não só você vai construir uma ponte agradável, você pode criar uma conexão que ajuda a melhorar seu próprio desempenho.
Ajude qualquer um. Poucas coisas nos fazem sentir melhor do que ajudar alguém que precisa. Dê uma olhada rápida ao redor, as pessoas menos afortunadas do que você estão em toda parte. Você pode ajudar pessoas dentro da própria empresa ou até fazer trabalho voluntário ou comunitário.
Aproxime-se
Siga em frente. Se você ainda não atingiu a meta, o que você está fazendo não está funcionando. Em vez de mudar sua abordagem, tome um rumo totalmente diferente. Se a publicidade tradicional não está funcionando, tente uma novidade. Se você não está recebendo as promoções que você quer, inicie um negócio lateral pequeno. Escolha um objetivo para alcançar e tente uma abordagem completamente diferente.
Uma coisa de cada vez. Nós todos temos objetivos – às vezes, muitos ao mesmo tempo. É impossível fazer dez coisas extremamente bem. Dê uma olhada em seus objetivos e escolha pelo menos um que você possa colocar de lado, pelo menos por agora. (Não se sinta mal – você não estava conseguindo colocar em prática nenhum deles, certo?).
Em seguida, coloque o esse objetivo com sua maior prioridade. Você não pode ter tudo, mas você pode ter muito – especialmente quando você estreitar o seu foco para um ou dois objetivos principais.
Mude seu dia de trabalho. Levante-se cedo. Levante-se mais tarde. Cuide de e-mails por uma hora antes de começar a trabalhar. Coma em sua mesa. Escolha uma coisa que você faça de forma regular, de preferência algo que você faz por nenhuma razão, e faça de uma forma diferente ou em um horário diferente. Mudar é sempre bom.
Adote
Escolha um bom hábito. Pessoas são bem-sucedidas por uma razão, e essa razão é muitas vezes devido aos hábitos que criam e mantém. Olhe atentamente para as pessoas que têm sucesso na profissão: o que eles fazem em uma base regular? Quais são suas atitudes? Como eles lidam com a equipe? Então, adote um dos seus hábitos. Não é preciso reinventar a roda, outras pessoas já fizeram isso.
Escolha alguém para ser seu mentor. Às vezes, quando estamos no comando, aprendemos mais do que ensinamos. Não só você vai ajudar alguém, como vai construir sua rede e aprender algumas coisas sobre si mesmo.
Nenhum comentário