Dicas para contratar um eletricista
Dicas para contratar um eletricistaProblemas elétricos são comuns de acontecerem em qualquer ambiente, seja doméstico, na construção civil ou nas indústrias. Os circuitos elétricos são sistemas complicados e que exigem bastante conhecimento técnico no seu manuseio, caso contrário, muitos acidentes de trabalho podem ocorrer por conta da manipulação inadequada de fiações e outros dispositivos elétricos. Nesse caso, o uso de EPI é fundamental, mas é preciso também que o operador seja um eletricista profissional e saber escolhê-lo requer alguns cuidados especiais, seja para consertar pequenos problemas em casa ou para realizar grandes inspeções em máquinas e equipamentos industriais. Por isso, relacionamos algumas dicas para contratar um eletricista.
A primeira dica é sempre procurar profissionais especializados, com certificações e que apresentam um tempo de experiência no assunto. Isso é a prova de que ele é realmente um eletricista competente e que possui as qualidades necessárias para resolver os problemas e falhas elétricas com segurança. No caso de optar por empresas terceirizadas, é adequado realizar uma pesquisa prévia de mercado co todos os trabalhos já realizados pelos profissionais da empresa e, especialmente, se ela é idônea. Além disso, contar com a boa reputação da prestadora de serviços e de seus funcionários já é garantia de 50% de ter um serviço de qualidade sem grandes dores de cabeça.
Essa dica vale tanto para pessoas físicas quanto para grandes empresas e indústrias: ao buscar os serviços de uma firma terceirizada, todos os serviços acertados devem ser notificados em contrato assinado por ambas as partes, deixando bem esclarecido os valores, prazos para a realização das tarefas, prazo para a entrega final dos serviços e tudo mais que for relativo ao serviço prestado, inclusive com o número de funcionários e nomes de cada participante nas tarefas de inspeção elétrica, por exemplo.
Estas são apenas algumas sugestões que certamente ajudarão na seleção e contratação de eletricistas de confiança, seja por parte de pessoas leigas como, também, por parte de empresas e gestores de indústrias, que muitas vezes se vêem obrigados a contratar mão-de-obra especializada por tempo determinado. Contudo, mesmo que o trabalho seja por contrato, é importante que os funcionários destinados a desempenhar a tarefa sejam comprometidos e trabalham com base na segurança, o que evita problemas de acidentes de trabalho para eles e para as empresas contratantes.