De onde vem o gás metano

De onde vem o gás metanoO gás metano provém de animais e fontes naturais. Embora não existam diferentes tipos de gás metano, há diferentes formas como este gás é produzido e emitido. Algumas fontes de metano relacionadas com o ser humano são a mineração de recursos naturais e a decomposição do lixo. Fontes de metano naturais incluem água e animais selvagens.

O metano é o principal componente do gás natural e é libertado quando o produto é processado, armazenado e distribuído. Metano também é emitido quando o petróleo bruto é produzido e distribuído. Depósitos de carvão têm metano aprisionado em si. Além disso, o metano é emitido durante o processo de mineração de carvão.

Em 2007, a mineração e o processamento de recursos naturais foram responsáveis por quase 33% das emissões de metano, tornando essa causa humana a maior contribuinte entre as emissões de metano. Os aterros de lixo emitiram cerca de 23% de todo o metano do mundo em 2007. Quando o lixo se decompõe sem oxigênio em aterros e lixões, o metano é liberado.

O processamento de recursos naturais, como a mineração, contribuem com a emissão de metano

O processamento de recursos naturais, como a mineração, contribuem com a emissão de metano

Decomposição de lixo ocorre sem oxigênio quando o lixo se decompõe por baixo da primeira camada de lixo. Práticas de gestão de resíduos e níveis de umidade do lixo contribuem para a quantidade de metano produzida. Existem programas em vigor nos EUA e na Europa que incentivam sistemas de aterros para usar metano produzido no local para fornecer para instalações de energia e para as comunidades.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Os seres humanos utilizam os animais ruminantes para os produtos lácteos, carne e peles. Ruminantes são animais domésticos que têm um sistema digestivo com vários estômagos e incluem animais como vacas, búfalos e cabras. Essas espécies produzem maiores quantidades de metano através do processo digestivo do que outros animais. Ao usar um grande número desses animais para sua subsistência, o homem contribui para o metano no meio ambiente.

A decomposição de estrume animal também produz metano. Tanques de retenção e lagoas de resíduos, utilizados principalmente em criações bovinas e suíndas, são os maiores contribuintes para o metano produzido pela decomposição dos resíduos.

O estrume de animais, como as vacas, produz metano pela decomposição dos resíduos

O estrume de animais, como as vacas, produz metano pela decomposição dos resíduos

Zonas úmidas emitem mais metano do que qualquer outra fonte natural. Elas proporcionam o ambiente perfeito para o metano produzido por bactérias, as chamadas bactérias metanogênicas.

Para que essas bactérias produzam metano, elas precisam viver em ambientes sem oxigênio e grandes quantidades de material orgânico. As zonas úmidas fornecem grandes áreas de material orgânico em um ambiente não-oxigenado. Oceanos e rios também emitem metano. Peixes e metano produzem zooplânctons, bem como drenagem ao longo das áreas costeiras.

Os cupins são o segundo maior produtor de metano natural. O metano é produzido por meio dos processos digestivos naturais destes insetos. Populações de insetos também contribuem para a produção de metano natural. Os animais selvagens produzem metano, mas a produção de metano por animais selvagens é menor em comparação com a de outras fontes naturais.

Outras fontes naturais de metano incluem hidratos de metano, que são encontrados no subsolo das regiões polares e do oceano e em fontes geológicas, como vulcões de lama. Esses hidratos também resultam da queima de material incombustível em incêndios florestais. Os incêndios florestais podem liberar grandes quantidades de metano do solo congelado.