Curva de calibração
Curva de calibraçãoCurva de calibração é um método utilizado na química analítica para determinar a concentração de uma solução de amostra desconhecida. É um gráfico gerado por meios experimentais, com a concentração da solução de traçado no eixo x e a variável observável – por exemplo, a absorvência da solução – traçada no eixo y.
A curva é construída por meio da medição da concentração e absorvência das várias soluções preparadas, chamado padrões de calibração. Uma vez que a curva foi desenhada, a concentração da solução desconhecida pode ser determinada colocando-a sobre a curva com base na sua absorvância ou outra variável.
As soluções químicas absorvem quantidades diferentes de luz com base na sua concentração. Este fato é quantificado em uma equação conhecida como a lei de Beer, que mostra uma relação linear entre a absorvência de uma solução e da sua concentração. Os investigadores podem medir a absorvância de uma solução usando um instrumento de laboratório chamado um espectrofotômetro. Este processo como um todo é chamado de espectrofotometria.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Espectrofotometria pode ser útil na determinação da concentração de uma solução desconhecida. Por exemplo, se um pesquisador tem uma amostra de água de um rio e quer saber seu teor de chumbo, ele ou ela pode determina-la usando um espectrofotômetro para traçar uma curva de calibração. Em primeiro lugar, o pesquisador cria várias soluções-padrão de chumbo, que vão desde a menos até a mais concentrada. Estas amostras são colocadas dentro do espectrofotômetro, que registra uma absorvência diferente para cada um.
Os valores de absorvência determinados experimentalmente são traçados num gráfico em função da concentração conhecida de cada padrão de calibração.
Exemplo de curva de calibração de compostos
Exemplo de curva de calibração de compostos
Um conjunto de pontos é criado, que no caso de absorvência deve ser aproximadamente linear, devido à lei de Beer. Uma linha é traçada a ligar estes pontos de dados, formando a curva de calibração. Em quase todos os casos, os pontos dos dados não serão matematicamente exatos, então a linha deve ser desenhada para interceptar o número máximo de pontos – é uma linha de melhor ajuste.
Embora a relação entre absorvência e concentração seja linear, isto nem sempre é verdade para as outras variáveis determinadas experimentalmente, e, ocasionalmente, as curvas devem ser empregadas para descrever a relação.
Nesta fase, a solução desconhecida pode ser analisada. A amostra é inserida no espectrofotômetro e a sua absorvência é medida. Uma vez que esta amostra é medida contra vários padrões contendo o mesmo composto, a sua absorvência e concentração deve ficar em algum ponto ao longo da curva de calibração para este composto. Isto significa que uma vez que a absorvância da solução é conhecida, sua concentração pode ser deduzida matematicamente ou graficamente.
Uma linha horizontal pode ser desenhada a partir do valor y da substância desconhecida – sua absorvência, que acaba de ser medida. O ponto em que a linha cruza a curva de calibração irá indicar o valor de x – a concentração. Uma linha vertical, desenhada para baixo a partir deste ponto, dá a concentração da solução desconhecida. A equação para a linha da curva de calibração pode também ser usada para determinar matematicamente a concentração da solução.