Contenção de vazamentos em poços de petróleo
Contenção de vazamentos em poços de petróleoApós o incidente no Golfo do México, em 2010, e dos novos regulamentos posteriores, tanto nos EUA quanto em outros países produtores, a indústria de petróleo e gás respondeu com um espectro completo de novos equipamentos e capacidades para lidar com derramamentos offshore ou explosões.
Novas estratégias de controle de poços de petróleo foram encontradas e grupos de contenção de acidentes formados e eles estão avançando em seus planos, tecnologias e serviços para a consideração dos operadores offshore e desenvolvedores. Alguns dos principais grupos são descritos a seguir.
Grupo de contenção do poço Helix
O grupo de contenção do poço Helix, ou Helix Well Containment Group (HWCG), foi uma das primeiras entre as novas organizações formadas para lidar com as exigências de contenção. HWGG é composta por 24 empresas de energia em águas profundas com a missão de desenvolver uma ampla e rápida resposta de contenção. As capacidades do sistema de contenção existentes incluem:
A capacidade de operar em até 10 mil pés de água
Uma pilha de nivelamento de 15.000 psig e uma pilha de capping de 10.000 psig
Equipamentos de intervenção para limitar e conter um poço com a integridade mecânica e estrutural
A capacidade de capturar e processar 55 mil barris por dia de óleo e 95 mil metros cúbidos de gás.
Marine Well
The Marine Well Containment Co. (MWCC) foi formada por um grupo de operadores offshore para fornecer controle de poço e capacidades de contenção. O MWCC é uma organização independente sem fins lucrativos, comprometida em melhorar a capacidade para conter um incidente submarino como a que aconteceu no Golfo do México. A adesão é aberta a todos os operadores de petróleo e gás no Golfo do México. A MWCC faz parte dos esforços da indústria para melhorar a intervenção de prevenção, bem como a resposta ao vazamento.
MWCC anunciou recentemente que seu sistema provisório atendeu aos requisitos regulamentares para as operações de contenção para perfuração em águas profundas para poços em uma instalação de produção flutuante.
O Bureau of Ocean Energy, Management, Regulation and Execution (BOEMRE) aprovou pedido da ExxonMobil para perfurar um novo poço de produção da empresa Hoover na plataforma de produção Diana, a 4.800 pés de água, no estado de Maharashtra.
O sistema MWCC de resposta provisória de contenção é projetado para ser usado em águas profundas de até 10.000 pés. Ele inclui um nivelamento de pilha de 15.000 psi. O sistema de contenção da empresa expandiu e deve ser entregue em 2012. O sistema de contenção de expansão vai incluir dois navios de captura dedicada.
O projeto do sistema expandido de contenção inclui o uso de embarcações de captura, petroleiros modificado, navios-sonda existentes e /ou embarcações de pesquisa, que podem processar, armazenar e descarregar o óleo para navios aliviadores, que pode levar o óleo para a costa para processamento posterior.
Contenção de vazamentos em poços de petróleoWild Well Control
Enquanto isso, o Wide Well Control completou a produção em seu sistema global de contenção de poço submarino (em inglês, GSWCS). O GSWCS é uma solução de resposta global para a gestão dos esforços de nivelamento e contenção de emergência em poços em todo o mundo. O sistema inclui equipamentos de compensação de detritos, pacote de injeção de dispersantes, nivelamento submarino (18-3/4-in., 15 m, 3 ram) e um sistema de gestão de resposta que inclui o planejamento operacional e ferramentas para a resposta.
O sistema foi concebido para a pior das hipóteses e pode ser adaptado a um evento específico.
O GSWCS abrange aspectos de nivelamento de poço, contenção submarina, remoção de entulhos e dispersante submarina projetada para 10.000 pés de profundidade. A pilha de nivelamento é mantida em tamanho transportável para a implantação em Aberdeen, Reino Unido, através de navios e de fretamento aéreo.
Boots & Coots
Boots & Coots, uma linha de serviços da Halliburton, tem mais de 30 anos de experiência em lidar com explosões e incêndios também, incluindo incêndios no Iraque e Nigéria. A empresa possui a maior frota de cortadores de jet localizadas estrategicamente ao redor do mundo.
Durante uma emergência em poços, Boots & Coots tem especialistas em controle de vazamentos com três objetivos: minimizar o tempo de resposta, mitigar os danos e maximizar a segurança.
Em muitas situações, a empresa diz, jogar fluidos de perfuração em um incêndio de petróleo (essa é uma das formas de parar o fogo) pode causar danos irrecuperáveis no poço. Usando uma unidade hidráulica, a tubulação pode muitas vezes ser consertada de forma segura para controlar o poço, preservando sua integridade para a operação futura.
OSPRAG
Enquanto isso, a indústria de petróleo e gás do Reino Unido testou com sucesso sua capacidade de implantar um dispositivo de nivelamento no oeste, em Shetland. O Grupo de Prevenção e Resposta a Derramamento de Óleo (OSPRAG) realizou uma série de iniciativas para melhorar a engenharia de poços e a capacidade de resposta em caso de derrame de óleo, incluindo o desenvolvimento de um dispositivo de nivelamento para uso em águas do Reino Unido para impedir óleo submarino em caso de um incidente de maior controle também.
O exercício foi um projeto de gestão executado pela Total E & P no Reino Unido em nome de Oil & Gas UK.