Contatos secundários

Contatos secundáriosContatos auxiliares são dispositivos secundários de comutação que funcionam em conjunto com equipamentos de comutação primária, como disjuntores, relés e contatores. Estes contatos são fisicamente ligados ao mecanismo de comutação principal e ativam ao mesmo tempo.

São geralmente usados como encravamentos ou retentores no circuito primário do dispositivo de controle e, muitas vezes, aparecem para dar indicação do seu estado de funcionamento.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Muitos contatores e circuitos apresentam conjuntos de contatos secundários como partes integrantes ou podem ser de encaixe modular em unidades adicionadas ou removidas conforme necessário. Contatos auxiliares estão disponíveis com os pontos de contato normalmente abertos ou fechados ou uma combinação de ambos.

Dispositivos de comutação de circuitos principais, como disjuntores e contatores normalmente exigem funções de comutação adicionais sobre e acima dos seus principais contatos. Estes incluem indicação remota do seu status, indicação da função viagem, travas elétricas e retentores iniciais de circuito.

Estas funções não têm qualquer influência física no circuito principal e são executadas como circuitos autônomos. Além disso, a tensão utilizada para estes auxiliares serão tipicamente muito menores do que a do circuito principal.

Para atingir este comutação simultânea ainda separadamente, os pontos de contato auxiliares se ativam juntamente com o dispositivo principal. Estes são geralmente muito menores e avaliados em valores mais baixos do que aqueles do dispositivo principal.

Um dos principais usos de contatos secundários é o circuito retentor elétrico. Esta é uma função do circuito de comando que permite a utilização de botões de pressão momentâneos do tipo de início para dar partida a motores e outros equipamentos. Outra função comum de contatos auxiliares é o estado remoto e indicação de viagem.

Um circuito de baixa tensão separado é executado através do auxiliar para uma lâmpada de indicação remota que se acende quando o dispositivo está ativado. Pontos de contato auxiliares podem também ser utilizados para ligar equipamento auxiliar, tais como ventoinhas de arrefecimento de arranque do painel quando o contator ativa.

Modelo de contato auxiliar

Modelo de contato auxiliar

Basicamente, existem dois tipos de contato auxiliares: os que estão fechados no estado não ativado e os abertos. Estes são conhecidos como contatos normalmente fechados (N / C) e contatos normalmente abertos (N / A).

Os contatos NC são, por exemplo, utilizados em dispositivos de segurança elétricos onde dois conectores são usados para a operação de avanço/inversa. O circuito de controle para um contactor será executado através do auxiliar NC, por outro. Isto significa que um não pode ser inadvertidamente iniciado enquanto o outro estiver em funcionamento. Os contatos N / A são geralmente usados para ligar lâmpadas de indicação de status e em circuitos de retenção.

Muitos disjuntores e contatores têm contatos auxiliares acoplados como uma característica integral. Conjuntos adicionais de contatos podem, no entanto, ser adicionados em caso de necessidade. Estes módulos geralmente ficam acima dos relés menores ou se encaixam no conjunto auxiliar existente.