Confiança do consumidor brasileiro melhora em junho, diz FGV

SÃO PAULO (Reuters) – A confiança do consumidor brasileiro aumentou 1,9% em junho sobre maio, devido a melhores avaliações tanto do presente quanto do futuro, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada nesta quarta-feira.

O índice passou para 118,5 pontos neste mês, contra 116,3 pontos em maio, com ajuste sazonal.

O componente de situação atual subiu 1,6%, para 130,6 pontos em junho, batendo recorde pelo terceiro mês. O componente de expectativas se recuperou da queda de maio e avançou 2,1% neste mês, para 112,1 pontos, o melhor resultado desde maio do ano passado.

O número de consumidores prevendo melhora da situação econômica nos seis meses à frente subiu de 27,5% em maio para 28,8% em junho.

A pesquisa foi feita em 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras entre 31 de maio e 18 de junho.

(Por Vanessa Stelzer)