Conceito de logística de aquisição
Conceito de logística de aquisiçãoLogística de aquisição são processos utilizados na entrega, recebimento, movimentação e armazenagem de materiais comprados de uma empresa ou organização. Na maioria das empresas de fabricação ou distribuição, a logística de aquisição forma a espinha dorsal da empresa. Os principais conceitos que a cercam estão focados na minimização de custos e no aumento de serviços.
A logística de aquisição é todo o processo usado para selecionar fornecedores e negociar contratos de fornecimento de bens ou serviços, e normalmente forma a maior parte do contrato com fornecedores de materiais. Os itens incluídos nesta seção de um contrato de compra incluem tamanhos de pedidos mínimos e máximos, tempo de encomendas, expectativas de entrega e locais de devolução.
O custo de transporte e de armazenamento é incluído no preço final de todos os produtos. No entanto, as empresas que estão negociando contratos de alto valor podem tentar minimizar esses custos ocultos através de várias estratégias. Por exemplo, o método just-in-time exige que o fornecedor armazene e envie as mercadorias em um cronograma definido. O contrato garante um volume específico de material em cada encomenda. Se o cliente decidir armazenar os materiais, o preço por unidade pode ser negociado com redução, porque esses custos não forem suportados pelo fornecedor.
Método JIT de logística
Método JIT de logística
O envio de matérias-primas ou processados de todo o mundo é muito caro. Algumas empresas utilizam uma empresa de logística especializada, como um corretor, para gerenciar o fluxo de materiais e minimizar os custos. Por exemplo, uma fábrica de aço na China, com um contrato no Canadá, pode enviar toda a mercadoria para um espaço de armazenamento nos Estados Unidos, gerido pelo corretor. Quando o cliente confirma as quantidades, o corretor libera os materiais para embarque para o Canadá. Os custos de transporte para o fabricante são menores, mas há um custo adicional para os serviços do corretor.
As pessoas que trabalham na área de logística de aquisição normalmente são treinadas em ambas as disciplinas. Uma sólida compreensão é necessária para criar propostas, contratos de revisão e determinar todas as opções possíveis. Habilidades em negociação de contratos, muitas vezes, são desenvolvidas em uma posição de aquisição, mas não são necessariamente utilizadas na logística.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Independentemente do setor, o fator motriz por trás de todas as iniciativas de logística de abastecimento é um desejo de reduzir custos e minimizar as interrupções de produção. O fracasso de peças para chegar no horário pode facilmente resultar em uma parada completa de todo o trabalho. As economias nos custos de armazenagem menores são mais do que perdidas no custo de salários e despesas gerais, durante um período de não produção. Há um nível de risco de todas as decisões, e a logística de aquisição é um método de tornar mínimos os riscos conhecidos.