Como se faz um teste hidrostático
Teste hidrostáticoUm teste hidrostático é um teste que mede a força ou a integridade estrutural de embalagens pressurizadas que seguram um líquido ou gás. Os recipientes que podem ser testados incluem caldeiras, cilindros de gás ou os tubos em um sistema de água. O teste assegura que não existem quaisquer fugas no recipiente e que é estruturalmente seguro para operar.
Para realizar um teste de hidrostática, o recipiente geralmente é colocado dentro de uma câmara de aço cheia de água sob pressão normal. Em seguida, a água sob pressão é bombeada para dentro do recipiente a ser testado. O recipiente irá expandir-se, forçando a água para fora da câmara de aço e, a seguir, contrair-se quando a pressão é liberada, forçando a água de volta para dentro da câmara de aço. A quantidade de água que as vai e volta para a câmara de aço é usada para determinar se o recipiente testado passa ou falha no teste hidrostático.
Câmara de aço para testes hidrostáticos
Câmara de aço para testes hidrostáticos
Extintores de incêndio são geralmente submetidos a um teste hidrostático para garantir que são seguros. Ao longo do tempo, o invólucro que contém o material antifogo pode enfraquecer e perder a integridade, o que leva a um mau funcionamento ou até mesmo a uma ruptura. O cilindro, a mangueira e a montagem são testados sob pressão para verificar vazamentos.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Antes de um cilindro de um extintor de incêndio ser colocado na câmara de hidrostática, a válvula é removida e uma inspeção visual do interior é conduzida. Os sinais de corrosão e defeitos estruturais podem causar uma falha do cilindro sob condições pressurizadas. Se tudo parecer normal, o teste hidrostático é iniciado.
Extintores de incêndio passam por testes para verificar sua integralidade
Extintores de incêndio passam por testes para verificar sua integralidade
Um tubo de água de pressão elevada é ligado ao cilindro, o qual é então colocado numa câmara de aço cheio com água. A água é bombeada para dentro do cilindro. À medida que a pressão da água dentro do cilindro aumenta, as paredes do cilindro começam a expandir-se, forçando a água dentro da câmera para se movimentar.
A água geralmente sai da câmara através de uma tomada pequena e é recolhida em uma bureta ou outro dispositivo de medição de laboratório, situados no exterior da câmara. Uma vez que a pressão é reduzida no interior do cilindro, as paredes do cilindro se contraem, o que faz com que a água na bureta retorne à câmara.
A bureta fornece uma medida para a quantidade de água saída da câmara. Também mede a quantidade de água que retornou para a câmara. Normalmente, se a quantidade de água que permanece na bureta é maior do que 10 % da quantidade que foi inicialmente forçada para fora da câmara, o cilindro testado não passou no teste hidrostático.
Nenhum comentário