Como são usados os acelerômetros

Como são usados os acelerômetrosOs acelerômetros são dispositivos eletrônicos utilizados como instrumentos de controle a fim de medir a aceleração e o impacto da gravidade sobre a aceleração. Como parte do processo de medir a aceleração, o modelo de acelerômetro eletrônico também é capaz de gerar informações sobre aspectos tão importantes como vibração, inclinação e choque. Até alguns anos atrás, esses aparelhos eram grandes e relativamente volumosos em termos de construção, mas a tecnologia moderna tornou possível a produção de acelerômetros portáteis e de fácil configuração para a operação.

Um dos exemplos mais comuns do acelerômetro portátil moderno é conhecido como um dispositivo MEMS (que significa micro sistemas eletromecânicos). Essencialmente, o MEMS é um dispositivo simples, que funciona principalmente com o uso de um feixe de cantilever (tipo de construção apoiado em um único ponto) e circuitos projetados com a finalidade de detectar a presença de sensores de deflexão. Um acelerômetro deste tipo pode ser produzido em projetos de eixo simples, duplos e triplos, cada um deles útil na medição de vibrações de locomoção e medição de choque em diferentes situações.

Devido à versatilidade do acelerômetro, várias configurações do dispositivo se aplicam em muitas situações diferentes. Muitos fabricantes de automóveis, por exemplo, costumam usar o acelerômetro para medir a vibração global sobre os projetos de novos veículos, garantindo o controle sobre os limites e taxas de vibração dentro dos padrões adotados pela empresa.

Da mesma maneira, um acelerômetro pode ser empregado na construção de edifícios novos ou na manutenção da estrutura de grandes edificações, de modo que essas construções atendam às normas locais que dizem respeito à capacidade de resistir a abalos sísmicos ou outra atividade que poderia fazer do edifício um risco para a vida humana. Computadores, dispositivos portáteis e especialmente laptops utilizam os diversos tipos de acelerômetros, como forma de medir a quantidade de choque que o dispositivo pode suportar sem causar danos e falhas aos discos rígidos caso o dispositivo seja atingido ou receba algum forte impacto.

acelerômetrosO acelerômetro é também um componente importante em dispositivos de mídia móvel. Útil na manutenção de um grau razoável de controle interativo entre o usuário e o programa, pois o acelerômetro eletrônico permite o movimento rápido da tela e em diversos ângulos ao longo do processo de interação. Na engenharia automotiva, os acelerômetros podem ser usados para medir a aceleração dos veículos aceleração. Esses instrumentos de controle e medição permitem a avaliação de desempenho de motores e sistemas de frenagem.

Na indústria de modo geral, os modelos de acelerômetros industriais também são usados para monitoramento de máquinas e equipamentos rotativos tais como bombas, sopradores, ventiladores industriais, rolos, compressores e torres de resfriamento. Os métodos de monitoramento de vibração são primordiais para as empresas, pois ajudam a poupar dinheiro, reduzir o tempo ocioso e a melhorar a segurança nas plantas industriais através da detecção de condições, tais como desvio do eixo, desequilíbrio do rotor, insuficiência das engrenagens ou falhas do rolamento, que levam a reparos custosos.