Como funciona um desbutanizador
desbutanizadorUm desbutanizador é um tipo de coluna de destilação fracionada usada para separar o butano a partir do gás natural durante o processo de refinação. A destilação é o processo de aquecimento de um líquido para vapor e condensação dos vapores de volta para o líquido, a fim de separar ou purificar o líquido. Exemplos incluem a destilação de água para purificá-la e destilação de álcool para torná-lo mais forte. A destilação fracionada, como ocorre em um desbutanizador, é a separação de uma fração – um conjunto de compostos que têm um ponto de ebulição dentro de um determinado intervalo – a partir do resto da mistura.
O gás natural bruto pode ser encontrado após perfuração a partir de depósitos naturais, ou lançado como um subproduto de distribuição de petróleo. Em qualquer caso, o puro metano não pode ser utilizado pelos consumidores. Cerca de 20 por cento do gás natural bruto é proveniente de vários hidrocarbonetos mais pesados, que são compostos químicos constituídos de hidrogênio e carbono, tais como butano, propano e etano. Além disso, oxigênio, nitrogênio, sulfureto de hidrogênio e quantidades vestigiais de gases nobres podem ser misturados dentro do gás.
Torre de desbutanização
Torre de desbutanização
Estas outras substâncias são removidas na fase de produção, conforme o gás natural é refinado. Enormes colunas de fracionamento – torres industriais que medem de 0,61 a 6,1 metros de diâmetro e 6,1-61 metros de altura ou, às vezes mais – vaporizam o gás em uma expansão da turbina e, em seguida, o condensam com várias válvulas de bandeja. Dependendo de qual hidrocarboneto será removido a partir do gás natural líquido (LGN), a coluna pode ser um desbutanizador, um depropanizador ou outro equipamento. Quando o processo estiver terminado, o gás natural é o metano quase puro.
Refinarias diferentes podem refinar o gás em ordens diferentes. Mais geralmente, a GNL flui primeiro através de um depropanizador para remover o mais pesado propano a partir da mistura e, em seguida, através do desbutanizador para desviar o butano. Outras refinarias usam um desbutanizador para remover uma mistura de butano e propano, também referido como um C 3 / C 4 da mistura, a partir do GNL e depois utilizar um depropanizador para separar o butano e o propano um do outro.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Estudos têm sugerido que a modernização dos desbutanizadores para maior eficiência seria rentável e ecologicamente correto. A operação normal da refinaria de petróleo refinaria permite que os gases de hidrocarbonetos leves se dissolvam em éter de petróleo.