Como escolher um sistema CAD/CAM
Como escolher um sistema CAD/CAMA seleção de um sistema CAD/CAM é um passo importante para qualquer projeto de fabricação em qualquer organização industrial. Combinando ferramentas de desenho industrial e outras técnicas, o software CAD/CAM é uma forma de sistema de controle de manufatura auxiliada por computador, uma forma de automação industrial que se tornou um grande diferencial no cenário industrial.
Nesse sentido, há muitas ramificações em todo o processo de produção, desde o início da fase de conceito do produto até o final do processo de fabricação. Para a maioria das empresas, a tecnologia CAD/CAM facilita a decisão de compra de software e se torna um evento único, em que provavelmente, a escolha do fornecedor do sistema é um fator a ser estudado e analisado em detalhes.
Como grande parte das empresas não conta com ampla experiência limitada na compra de um sistema CAD/ CAM, a empresa de consultoria selecionada precisa ser confiável, pois a adoção de um sistema CAD/CAM pode ser um fator decisivo, e que o sistema atua como um importante aliado no processo de fabricação das indústrias e companhias.
Saber como escolher um sistema CAD/CAM precisa levar em conta cinco critérios principais. Estes critérios estão listados em ordem de importância. Um número considerável de companhias coloca uma grande ênfase no custo inicial, que se sobrepõe a lista de características e benefícios. Nesta recomendação, a facilidade de uso é colocado em primeiro lugar:
– Facilidade de uso – produtividade
– Vendedor – estabilidade e longevidade
– Características – funcionalidade
– Custo – o custo total do sistema
– manutenção – atualização, suporte e custos de treinamento
Facilidade de utilização
Em termos práticos, a facilidade de utilização do sistema oferecerá um retorno sobre o investimento mais significativo. É aconselhável pedir ao vendedor para realizar a demonstrar do sistema de gestão e manufatura pretendido pela empresa contratante dos serviços. Dessa forma, é muito mais fácil comparar sistemas em uma peça que os funcionários já estão familiarizados com o novo sistema a ser implantado. Algumas empresas realizam um benchmark entre vários sistemas, para avaliar a medida de produtividade. Isso é fator problemático, uma vez que estes tipos de benchmarks competitivos são facilmente influenciados pelas habilidades individuais do CAD/CAM.
Estabilidade comercial da empresa contratada
Antes de fechar a contratação do sistema CAD/CAM, cabe certificar-se de que a empresa escolhida tem uma base financeira estável, e tem experiência no ramo industrial há pelo menos 10 anos. Uma das piores coisas que podem acontecer a um cliente que pretende utilizar o CAD / CAM é perder o suporte técnico para o seu software no meio do caminho, de uma hora para outra. Isso deixa os clientes inseguros e, eventualmente, o software passará a ser obsoleto caso não receba mais atualizações.
Características e funcionalidades
Muitos clientes potenciais do software CAD / CAM calculam o valor do seu software com base em uma longa lista de recursos, e tentam comparar com outros sistemas. Contudo, a terminologia usada para descrever certas funções varia de sistema para sistema. O fornecedor do sistema pode, intencionalmente ou não, omitir esse ponto, afirmando que as características e funcionalidades são semelhantes. No entanto, se os requisitos de trabalho são altamente especializados ou exclusivos para uma determinada indústria, faz-se necessário o exame cuidadoso e criterioso sobre a funcionalidade específica para garantir que o software selecionado realmente atenderá as necessidades de trabalho nas plantas industriais.
Custo
Este é um dos critérios mais fáceis de avaliar, embora pareça o mais complicado. A maioria dos softwares CAD/CAM é comercializada em uma base modular e nenhuma empresa deve comprar mais módulos CAD/CAM do que o necessário. Contudo, o contrato de prestação de compra deve conter uma cláusula que permita a inclusão posterior de outros módulos caso a empresa sinta necessidade. Atualmente, os preços desse tipo de software estão estáveis e não há muita variação de valores de um fornecedor para outro. Uma nota adicional: geralmente não é aconselhável comprar o software que foi licenciado para uma outra empresa, sem expressa autorização por escrito do fornecedor do software. Muitos contratos de aquisição de software proíbem a transferência de uma licença especial de uma empresa para outra, a menos que o software tenha sido transferido como resultado de uma aquisição ou fusão da empresa.
A manutenção, atualização/ suporte e treinamento
O software CAD/CAM Software é geralmente mais caro do que outro tipo de software e, por esse motivo, a manutenção ou atualização de dados também acaba sendo mais dispendiosos ao fazer a comparação com outros tipos de sistemas. A maioria dos softwares CAD/CAM precisa passar por uma atualização a cada 12-18 meses. Um treinamento deve ser oferecido pela empresa contratado logo na implantação do sistema na empresa contratante. E sempre que for necessário, a contratante pode solicitar novos treinamentos, especialmente a cada atualização do software.