Como é feita a fundição do níquel
Como é feita a fundição do níquelFundição de níquel é o processo pelo qual o minério de níquel passa para remover eventuais impurezas e deixar apenas o metal níquel.
Os minérios podem vir de diferentes pedras e fontes e se dividem em duas categorias: lateríticos, que são rochas encontradas em climas tropicais e que contêm níquel e minério, e sulfetados, que são extraídos do subsolo.
Vários processos devem acontecer com o minério, dependendo do tipo e preferências do fundidor, para que se torne níquel. Alguns métodos criam escória, enquanto outros são mais limpos.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
A primeira parte da fundição é a obtenção do minério. Minérios lateríticos são encontrados em climas tropicais, onde o níquel é depositado sob a superfície do minério por intempéries.
Este minério tem um elevado teor de umidade e contém outros metais, como o ferro. Minérios sulfídicos são extraídos do subsolo, têm uma quantidade muito mais baixa de umidade e podem conter muitos metais diferentes no mesmo minério. Independentemente de qual o minério é escolhido, a fundição pode extrair níquel.
Um forno elétrico é então geralmente utilizado para aquecer o minério de níquel até derreter. O ponto de fusão de níquel é de 1453 ° C, ou seja, exige um forno potente para o serviço. Na maioria das vezes, a fundição ocorre com flash de fundição do metal, na qual a eletricidade e oxigênio são combinados para chegar rapidamente à alta temperatura necessária.
Minério de níquel deve derreter até se tornar um produto conhecido como mate líquido, que é geralmente de cerca de 45% de níquel e 55% de escória ou de outros metais. Escória é geralmente removida porque pode ser vendida para outras indústrias e porque não pode ser refinada ainda mais.
Minério passa por fundição para se transformar em níquel
Minério passa por fundição para se transformar em níquel
O processo seguinte é aperfeiçoar o líquido fosco (ou mate), que é geralmente feito com um dos dois processos. Com leito fluidizado de torrefação, os sulfuretos são adicionados ao resíduo metálico líquido e os dois juntos são torrados, deixando apenas o metal de níquel. O outro processo é a redução de cloreto de hidrogênio, em que o líquido fosco é mantido em torno de 950 ° C até que a reação ocorra com o calor e o líquido se transforme níquel.
Depois de terminado o processo e arrefecido o metal, ele pode ser usado para muitas finalidades diferentes. O níquel aparece como um agente de liga de aço e outros metais, porque é resistente à corrosão e tem um ótimo acabamento. Também pode ser vendidos para outras indústrias para hidrogenação de óleos vegetais, assim como para a produção de baterias, pilhas e ímãs.