Como converter petróleo bruto em gasolina
petróleo bruto O petróleo bruto é convertido em gasolina através de um processo relativamente simples de refinação. A transformação de óleo em gasolina começa com a sua extração a partir do solo, depois, o produto é levado em navios contentores de grandes dimensões que proporcionam o encaminhamento do petróleo cru para as refinarias de todo o mundo. O petróleo cru surge como uma substância espessa e negra, que não se assemelha à gasolina clara e fluida utilizada nos veículos.
Isto é porque o óleo bruto é realmente uma mistura de hidrocarbonetos. Conforme as plantas e animais pré-históricos que compõem petróleo em estado bruto se decompunham, eles formaram hidrocarbonetos constituídos de cadeias de diversas dimensões e estruturas. Cada hidrocarboneto tem uma aplicação única, a qual os processos nas refinarias visam maximizar.
O uso para cada hidrocarboneto depende do número de carbono na sua estrutura de átomos. A gasolina, por exemplo, tem oito carbonos, enquanto os gases leves, como o propano, contam com apenas três. Os hidrocarbonetos têm muita energia quando eles podem ser separados de outros tipos de hidrocarbonetos, e o método de refino faz isso.
A parte mais importante do refinamento é conhecida como destilação fracionada. Porque os hidrocarbonetos têm diferentes pontos de ebulição, eles podem ser separados por aquecimento. O produto em bruto óleo é aquecido em banho-maria a temperaturas de até 600 ° C. Este processo recobre todos os hidrocarbonetos em vapor. Conforme se arrefecem até seus pontos de ebulição, eles se precipitam como líquidos.
Petróleo em estado bruto
Petróleo em estado bruto
O vapor é encaminhado através de uma coluna de destilação. No fundo, os hidrocarbonetos com maior ponto de ebulição são capturados em primeiro lugar, em uma tela que puxa o residual, ou coque, muitas vezes queimado para produzir energia. O vapor se move para cima da coluna e, quando se esfria, vários hidrocarbonetos são capturados em telas ao longo do caminho, tais como diesel, querosene, gasolina, nafta e os gases leves.
Todas estas substâncias devem ser tratadas para retirar as impurezas antes que possam ser encaminhadas. Uma coluna de ácido sulfúrico remove as partículas, hidrocarbonetos insaturados, oxigênio e compostos de nitrogênio. Em seguida, o líquido é passado através de uma coluna de absorção, que remove a água. Finalmente, é tratado para remover o enxofre. Após este processo, os vários produtos brutos são enviados para os seus destinos de extremidade através de uma rede de grandes dimensões.
A gasolina compreende quase metade da produção de um barril de petróleo cru. No entanto, as cadeias de hidrocarbonetos que formam a gasolina não compreendem meio barril. Esta diferença é resolvida através de refino de produtos químicos, o que permite que os processos nas refinarias possam formar ou quebrar cadeias de hidrocarbonetos para obter produtos diferentes.
A gasolina que usamos nos carros precisa ser processada a partir do óleo bruto.
A gasolina que usamos nos carros precisa ser processada a partir do óleo bruto.
Quando os hidrocarbonetos são divididos em pequenos componentes, este método é chamado de craqueamento. O craqueamento pode ser realizado mediante à introdução de calor para os hidrocarbonetos, ou usando um produto químico catalisador como o gás hidrogênio. Quando os hidrocarbonetos são combinados para formar cadeias mais longas, isto é conhecido como unificação.
A unificação mais comumente utiliza a platina como agente catalisador para combinar cadeias de carbono pequenas, havendo a produção de gás de hidrogênio como um subproduto. O gás de hidrogênio pode ser utilizado para o craqueamento ou ser vendido. Os hidrocarbonetos são também modificados quimicamente em um processo chamado de alquilação, que combina os compostos de baixo peso molecular com um catalisador, introduzindo-se a mistura para que os hidrocarbonetos sejam alterados.
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A maioria das refinarias é extremamente eficiente, usando toda a cadeia de hidrocarbonetos separados durante o processo de destilação e aprimorando a saída conforme o necessário para ajustar as demandas do mercado. No entanto, o fornecimento de petróleo bruto é conhecido por ser limitado, levantando questões sobre a longevidade do futuro do método de refino.