Começa em Santos (SP) a FIMA BRASIL – Feira Industrial de Manutenção e Automação
FIMA BRASIL Começou na noite desta terça-feira (15/5), em Santos (SP), a FIMA BRASIL – Feira Industrial de Manutenção e Automação. O evento, que acontece até sexta-feira no Mendes Convention Center, é um espaço dedicado à indústria, comércio e serviços proporcionando um ambiente voltado para os negócios e a capacitação técnica de empresas e profissionais, por meio da troca de experiências e conhecimentos. Mais de 60 empresas do segmento participam desta primeira edição. O horário é das 14 às 21 horas.
“Manutenção e automação são fatores primários na indústria, fundamentais para a produção. A feira foi criada, justamente, com o objetivo de atender uma crescente demanda no setor e agregar valor nas áreas produtivas para o desenvolvimento da região”, ressaltou Valmir Semeghini, diretor da AGS3, organizadora da feira, durante a solenidade de abertura.
“A FIMA é importante para o desenvolvimento da Baixada Santista e de todo o estado de São Paulo. Nosso papel é contribuir com as empresas que estão instaladas e as que queiram aqui se estabelecer”, afirmou gerente de Área Internacional da Investe São Paulo, Luiz Fernando Arbex. O presidente da ISA Seção São Paulo, Roberto Magalhães, também ressaltou a importância da feira:
“Esta feira é importante para a integração, disseminação da informação e networking”.
Otimismo – Para outros gestores e lideranças presentes na abertura da FIMA BRASIL, o período é positivo e de crescimento no setor. “Em 1975, o Senai de Santos criou um curso técnico específico em instrumentação, que hoje já acontece em outras quatro unidades. Só em 2011, cerca de 4 milhões foram investidos neste curso e também no voltado para a manutenção industrial”, destacou Getúlio Rocha Júnior, diretor do Senai Santos.
José Paulo de Amorim, superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF) frisou que o País passa por um momento histórico com a baixa dos juros: Quis o destino que nossa história se cruzasse com a FIMA BRASIL. Hoje podemos oferecer uma oportunidade de crédito excelente para as empresas que estão aqui. É algo que o país pede há anos.
O secretário de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos de Santos, Márcio Lara, afirmou que o município vive seu melhor período em 50 anos. “Todo o progresso exige tecnologia, o que torna a automação necessária. Com a construção da base Offshore da Petrobrás em Guarujá atenderemos toda a cadeia offshore, que até então está concentrada no Rio de Janeiro”, disse.
Cerimônia de abertura do evento em 15 de maio.
Foto: Divulgação
Cerimônia de abertura do evento em 15 de maio.
Ele citou, além do pré-sal, a importância do setor para o desenvolvimento da infraestrutura na cidade: “Em trabalhos como a macrodrenagem da Zona Noroeste – Santos Novos Tempos, que tem R$ 1 bilhão em investimentos, a automação se fará automática, como em Barcelona”.
Sessão de Negócios – Permitir a aproximação e ampliação do relacionamento comercial entre Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Este é o objetivo da Sessão de Negócios que o Escritório Regional da Baixada Santista do Sebrae-SP promove nesta quarta-feira (16/5), das 14h às 19h, na FIMA BRASIL.
A sessão é realizada em diversas mesas simultâneas, compostas com representantes de dez empresas em cada mesa. Cada uma das MPEs participantes tem um minuto para uma rápida e objetiva apresentação de seus produtos e serviços, podendo, também, distribuir cartões e materiais promocionais. Ao término de cada sessão há o rodízio das empresas para outras mesas. Desse modo todas as participantes vão interagir ao longo da sessão.
SIMA – Paralelo à FIMA BRASIL acontece o SIMA – Seminário Internacional de Manutenção e Automação, com uma grade voltada à reciclagem e qualificação do profissional de manutenção e automação. Os debates começam nesta quarta e terão, até sexta-feira, 31 atividades distribuídas em três dias de trabalhos, que contarão com a presença de especialistas de grandes empresas do setor, tais como: Petrobras- RPBC, GE-Dresser Norgren, Incal, MTL, Emerson, JAT, Westlock, TOTVS, Carbocloro, Yokogawa, National Instruments, Westcon, Smar,Pepperl+Fuchs, Siemens e ABB.
A programação completa pode ser consultada neste link: www.fimabrasil.com.br/seminario.aspx .