Células de energia solar fotovoltaica – princípio de funcionamento

Células de energia solar fotovoltaica – princípio de funcionamentoA luz solar é a maior fonte de energia em nosso planeta. Os cientistas calcularam que a Terra recebe a cada minuto, a mesma quantidade de energia solar que uma população humana utiliza durante um ano inteiro. Claro, com as tecnologias disponíveis atualmente, só podemos usar apenas uma pequena percentagem desse enorme quantidade de energia produzida e irradiada pelo sol. Com o uso de painéis fotovoltaicos, que captam células de energia celular fotovoltaica, a energia solar pode ser gerada.

A luz solar é feita de pequenas partículas de energia chamadas fótons. Para captar esses fótons, são empregados painéis fotovoltaicos que são utilizados para converter a luz solar em eletricidade. Um painel fotovoltaico é composto de muitas células solares, normalmente feitas de materiais caros como o silício, o que explica que os painéis fotovoltaicos ainda apresentem custos relativamente elevados.

Cada célula solar é projetada com uma camada de partículas positiva e outra negativa para criar um campo elétrico (como o de baterias). Como os fótons são absorvidos na célula, a energia de elétrons fica livre e se movimenta para o fundo da célula, através de um fio de ligação que gera energia elétrica (fluxo de elétrons). A maior intensidade da luz significa maior o fluxo de elétrons e mais energia sendo produzida. Ao combinar muitas dessas células individuais solares em painéis fotovoltaicos, podemos produzir energia suficiente para as nossas casas ou para qualquer outra finalidade.

Painéis fotovoltaicos não têm partes móveis, por isso são fáceis de operar e são extremamente silenciosos. A eletricidade gerada pelos painéis fotovoltaicos é a corrente contínua. Também é importante saber que a quantidade de energia proveniente do sol varia dependendo da sua localização. O que isto significa é que com os atuais custos da tecnologia solar, a instalação de painéis fotovoltaicos não é economicamente viável em todas as partes do mundo, pelo menos por enquanto. A ciência está trabalhando arduamente para criar painéis fotovoltaicos mais baratos e eficientes, tornando a geração de energia solar ainda mais viável.