Célula eletrolítica

Célula eletrolíticaEm uma célula eletrolítica, a energia elétrica é aplicada para causar uma reação química. Dois componentes metálicos chamados eletrodos são geralmente imersos em um fluido, como água.

Cada célula tem geralmente um elétrodo chamado um cátodo, que tem uma carga negativa elétrica, e um ânodo, que tem uma carga positiva. A reação química que acontece numa célula eletrolítica é chamada de eletrólise, o que significa que uma substância está sendo “quebrada”. Se a água é a solução usada, então será dividida em hidrogênio e oxigênio do gás como partículas de fluxo a partir do ânodo positivo para o cátodo negativo.

Instalações industriais, bem como comerciais, às vezes utilizam uma célula eletrolítica a partir de oxigênio e gás hidrogênio da água. A célula pode também ser utilizada para depositar um metal sobre o outro durante o processo chamado de galvanoplastia.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

As baterias recarregáveis, como as de níquel metal hidreto ou baterias de chumbo-ácido, muitas vezes se comportam como células eletrolíticas. Reservas de energia podem ser construídas por estes tipos de baterias pelo processo de conversão de energia elétrica em energia química.

As baterias são tipicamente células voltaicas que utilizam a energia química e convertem-na em eletricidade. Uma célula fotovoltaica é também chamada de uma célula galvânica e geralmente usa o mesmo metal para cada eletrodo. Células eletrolíticas, por outro lado, usam geralmente um metal para o elétrodo positivo e um metal diferente para o outro. Estes também precisam estar na mesma solução para a reação acontecer. Células galvânicas podem consistir de duas células separadas com uma ligação chamada de ponte de sal, que move partículas carregadas chamados íons, de um lado para o outro.

Baterias recarregáveis atuam como células eletrolíticas

Baterias recarregáveis atuam como células eletrolíticas

Uma célula eletrolítica pode ser alimentada por uma bateria, com fios ligados a cada elétrodo para formar um circuito elétrico. Uma célula pode também ser ligada a outro, mas cada um geralmente necessita de uma tensão diferente para qualquer reação acontecer. A célula de eletrólise que tem uma tensão mais alta tipicamente descarrega neste circuito. Uma célula fotovoltaica é criada, enquanto que a célula com a tensão mais baixa pode obter uma carga. Isto é normal em uma célula eletrolítica.

A água é frequentemente dividida em gases compostos dos seus componentes moleculares com uma célula eletrolítica. Outro composto utilizado é cloreto de sódio, que pode ser dividido em cloro gás, assim como íons de sódio; estes geralmente combinam-se com elétrons liberados a partir do cátodo. Metal de sódio é depositado no cátodo conforme os íons e elétrodos se unem. Células eletrolíticas são muitas vezes utilizadas para a refinação de metais e geralmente fazem parte do processo de purificação de metais como alumínio, chumbo, zinco e cobre.