Características do processo de pelotização
Características do processo de pelotizaçãoPelotização é um processo no qual o material é transformado em pequenas pelotas secas. Há uma ampla gama de aplicações para pelotização, sendo este um processo comumente utilizado em indústrias siderúrgicas e em grandes aciarias da área metal mecânica. Este processo é normalmente realizado com uma máquina especializada chamada granulador, que pode operar de maneiras diferentes, dependendo do material a ser pelotizado.
Um uso clássico do sistema de pelotização é na fabricação de plásticos. Plásticos primários e plásticos reciclados a serem reprocessados muitas vezes são convertidos em pelotas porque são fáceis de manusear e transportar. Para usar o pellets, esses produtos são colocados em equipamentos utilizados na moldagem de plásticos; o equipamento derrete as pelotas e a mistura líquida é baleada em moldes, sendo extrudada. Os pellets de plástico vêm em uma variedade de cores e tipos para uso industrial.
Na indústria de alimentos, a ração de alimentação animal também é peletizada. Este tipo de alimento é produzido pela moagem de ingredientes constituintes para formar uma mistura que pode ser transformado em pellets e deixado secar antes da embalagem. A ração animal seca é mais leve e mais fácil de manusear e permite que as empresas de pelotização criem uma gama de misturas de alimentos para animais diferentes, com vários aditivos, conforme necessário. A ração peletizada pode ser ingerido pelos animais de modo seco ou reidratado.
equipamentos de pelotizaçãoCombustíveis também pode ser peletizados. Desperdícios de madeira e papel são peletizados para que possam ser queimados em fornos de pelotização, e outros tipos de combustível são vendidos em forma de pellet novamente. A pelotização de combustíveis é uma maneira popular de garantir que excesso de materiais não seja desperdiçado, mas sim reembalado em uma maneira que se tornem utilizáveis. Este processo é ecologicamente correto, além de rentável, gerando menos descarte de um item com a ajuda de equipamentos de pelotização.
Alguns metais são peletizados durante a produção, com a criação de pellets de tamanhos padrão usados durante o processo de refino. Fertilizantes podem também ser tratados como pellets. Fertilizantes pelotizados são um tipo de produto fertilizante popular em muitas regiões do mundo e que são distribuídos por vários fornecedores.
Certos medicamentos podem ser produzidos na forma pelotizada para controle da dosagem, especialmente com medicamentos de controle clínico. Neste caso, as pelotas são geralmente pequenas o suficiente para serem embaladas dentro de uma pílula. Quando o revestimento sobre a pílula se quebra, os pellets são liberados para ação no organismo.