Características das engrenagens hipóides
Características das engrenagens hipóidesAs engrenagens hipóides são um tipo de engrenagem cônica espiral em que o eixo não faz interseção com o eixo da engrenagem tipo pinhão. A principal aplicação de uma engrenagem hipóide está na unidade diferencial de um veículo de rodas, onde o eixo de transmissão deve estar em um ângulo direito com as rodas. Os dentes helicoidais em uma engrenagem hipóide produzem menos vibração do que uma engrenagem com dentes de corte reto. Os modelos de engrenagens hipóides são fabricados em pares e devem ser substituídos aos pares.
Uma engrenagem hipóides do lado direito é aquela em que a metade externa dos dentes está inclinada no sentido horário, quando se olha para a face da engrenagem. Da mesma forma, uma engrenagem hipóides do lado esquerdo tem a metade externa de seus dentes inclinada em sentido anti-horário. Este tipo de engrenagem também pode ser classificado de acordo com seu ângulo espiral – o ângulo entre um elemento do cone e o traço do dente.
Uma engrenagem do tipo hipóide tem a forma de um hiperbolóide, o que significa que sua superfície forma uma superfície hiperbólica. Seu pinhão é fora do eixo em relação à coroa, também conhecida como roda de coroa. Isso permite que o pinhão seja maior do que a engrenagem hipóide, o que faz com que o pinhão tenha maior contato com a engrenagem hipóide.
engrenagem hipóidesEngrenagens hipóides são suprimentos geralmente mais fortes e mais silenciosas do que uma engrenagem espiral cônica comum. Estes suprimentos também podem lidar com uma maior taxa de redução. Os dentes de uma engrenagem hipóide experimentam algum deslizamento, causando fricção. Isto significa que uma engrenagem hipóide requer o uso de óleos lubrificantes especiais, que vão lubrificar a engrenagem sob pressão muito alta.
O maior deslocamento na engrenagem hipóide aumenta seu torque em detrimento da eficiência. O uso mais comum das engrenagens hipóides é na tração traseira de veículos, especialmente caminhões. Designers de automóveis modernos tendem a valorizar a maior eficiência de uma engrenagem espiral cônica ordinária. O maior torque de uma engrenagem hipóide é mais benéfico em caminhões maiores.
A engrenagem cônica espiral deve ser muito maior para desenvolver o mesmo torque como uma engrenagem hipóide. Isso geralmente significa que uma engrenagem cônica espiral tem menos folga do que uma engrenagem hipóide, e produz um maior relevo no assoalho de veículos de passageiros. É normalmente impraticável para substituir uma engrenagem hipóide com uma engrenagem espiral cônica mais eficiente.