Cabos e conectores de fio em sistemas digitais
ConectoresConectores são dispositivos mecânicos usados para criar um caminho ininterrupto de baixa resistência entre condutores independentes, e que desempenham um papel vital em quase todas as aplicações eletrônicas. Embora existam modelos diversos com diferentes características físicas e elétricas, a maiorias dos conectores é projetado para ter uma extremidade que termina num fio ou cabo e outra que pode ser fixada a uma tomada. O componente macho ou plugue, e o soquete fêmea ou jaque, são normalmente usados para unir condutores dentro de produtos eletrônicos, sistemas e circuitos. Os Conectores eletrônicos por vezes fazem um papel duplo, fornecendo um método de transmissão de sinais elétricos entre componentes, bem como oferecendo suporte mecânico ao dispositivo de uma estrutura.
Quando instalado em sistemas digitais, os conectores exigem um grau adicional de versatilidade. Os sistemas digitais tendem a ser modulares, em que são compostos de subsistemas testáveis e são ligados externamente a redes, fontes de alimentação e interfaces de operação, tais como monitores e teclados. Devido essa configuração, as conexões entre os componentes dentro de um sistema digital ou entre um sistema e elementos externos, devem ser capazes de serem interrompidos várias vezes e voltar a ligar sem perder a confiabilidade da conexão. Conectores de sistema digital precisam fornecer a combinação de flexibilidade e desempenho consistente necessário para configurações modulares, e os conectores de fios e cabos utilizados em aplicações digitais têm que apoiar estas características operacionais.
Conectores coaxiais
Conectores coaxiaisOs cabos coaxiais são frequentemente utilizados para transmitir sinais de alta freqüência sensíveis exigindo proteção de interferência em um ambiente de impedância controlada. Em aplicações digitais, estes cabos são normalmente conectados a divisórias e placas de circuito através de conectores coaxiais. Os tipos mais comuns de conectores coaxiais usados para esse fim incluem:
Tipo-N: conectores coaxiais tipo N tem desempenho eficaz entre as freqüências de um gigahertz (GHz) ou superior. Eles são bem adequados em aplicações que envolvam instrumentos de microondas que dependem de conexões de alta qualidade com baixa taxa de perda de sinal.
Baioneta Neill-Concelman (BNC): conector baioneta Neill Concelman é um dos tipos de conectores mais usados normalmente em aplicações eletrônicas. É relativamente barato e pode ser assegurado através de baioneta de montagem, que envolve um lado macho e um receptor fêmea, que juntos são encaixados e presos através de uma tensão da mola. Este conector é normalmente limitado às freqüências de 500 megahertz (MHz) ou menos.
Subminiature Microondas Tipo A (SMA): conectores Subminiature Microondas tipo A tendem a ser mais compacto que a maioria das alternativas. Eles fornecem um elevado nível de eficácia de desempenho em freqüências de até 10 GHz.
Além desses exemplos, há centenas de outras variantes do conector coaxial, bem como uma vasta gama de adaptadores que podem ser usados para unir os diferentes tipos.
Conector chicote de fio
Conectores de fio são freqüentemente usados para ligar uma fonte de alimentação em placas de PC através de um conjunto de fios. Estes conectores normalmente possuem um escudo de nylon e uma série de terminais frisados em fios. A aplicação de um conector chicote de fios no gabinete de cabeamento assegura aproveitar a fonte de alimentação do fio para uma placa-mãe, enquanto os cabos menores que terminam em conectores de plástico que fazem à ligação das luzes do painel e as unidades de interface para a placa. Conectores tipo D, que normalmente dispõem em modelos padrões de nove a cinquenta e seis pinos, podem ser usados para transmitir sinais de vídeo para um display, estabelecer conexões de portas seriais e interfaces de sistema de apoio ao conectar dispositivos eletrônicos externos.
Conectores de alimentação modular são muito comuns entre os aplicativos de computador, enquanto conectores Jack Registered (RJ) são freqüentemente usados para conexões em sistemas de telecomunicações e dados para redes de tecnologia.
Conectores de cabo fita
Cabos fita apresentam um design plano com uma série de fios condutores paralelamente ao longo de um mesmo plano. Eles tendem a ser relativamente baratos e muitas vezes são utilizados para conectar placas de circuito múltiplo dentro de um gabinete do sistema. Em aplicações digitais, que terminam em deslocamento de conectores de isolamento que oferecem duas fileiras de pinos de fixação em um cabo. Algumas variantes, como as citadas por Engineeringtalk podem estabelecer conexões entre uma placa de circuito impresso e outro.
Os conectores de cabo de fita geralmente têm baixa durabilidade e de força mecânica do que os conectores da fiação, tornando-se mais adequado para aplicações internas em chassis.
Nenhum comentário