Broca RT100 R, ideal para ferro fundido vermicular
Novos materiais exigem novas ferramentas de corte. O crescente uso do ferro fundido vermicular (CGI) na indústria automotiva mundial levou a Guhring a desenvolver uma ferramenta especial para usinar esse produto. De menor peso que o ferro fundido convencional, o CGI vem sendo aplicado principalmente na produção de blocos de motor.
Por ser mais resistente que o convencional, o CGI permite a construção de blocos com paredes mais finas e elevada dureza. Porém, é mais abrasivo, provocando maior desgaste nas ferramentas de corte. Para solucionar esse problema, em 2004, a Audi alemã – através da Universidade de Darmstadt – solicitou a alguns fabricantes o desenvolvimento de uma broca para a usinagem de CGI.
Segundo Valdeci Fiorotto, coordenador de Vendas e Marketing da Guhring Brasil, a empresa desenvolveu uma geometria especial e apresentou a broca RT 100 R. Nos testes realizados pelos pesquisadores da Universidade de Darmstadt, o produto da Guhring foi o que apresentou melhor resultado e foi adotado pela Audi. “Foi a ferramenta que apresentou o menor desgaste”, explica.
De acordo com Fiorotto, a princípio desenvolvida como especial, a RT 100 R já integra o catálogo de ferramentas standard da empresa, dentro da linha Ratio. Inclusive está sendo fabricada no Brasil na linha de especiais desde o início deste ano, no mesmo período em que a Guhring Diadema recebeu seu novo forno de revestimento (investimento de 400 mil euros), que permite a realização dos revestimentos TiN e Fire, este último exclusivo da Guhring.
O coordenador conta que a ferramenta já vem sendo utilizado por grandes fabricantes de blocos de motor no Brasil, caso da Tupy e Cummins, e também para produção de coletores de escape. “No momento, estamos fazendo testes em alguns clientes para a aplicação dessa ferramenta também em ferro fundido cinzento e nodular”, diz, acrescentando que a expectativa é que apresente nesses materiais os mesmos benefícios obtidos na usinagem de CGI.
Nenhum comentário