Benefícios da reciclagem de plástico para o meio ambiente
Benefícios da reciclagem de plástico para o meio ambienteO plástico reciclado pode ser reutilizado e aproveitado por uma grande variedade de indústrias, especialmente a indústria de reciclagem. Nike é um dos exemplos de empresas que recentemente começaram a utilizar materiais reciclados de plástico para produzir alguns produtos esportivos durante a Copa do Mundo de 2010. A maioria das principais empresas varejistas do segmento esportivo está seguindo o mesmo exemplo e procuram usufruir dos benefícios da reciclagem de plástico para o meio ambiente. Os plásticos recicláveis são opções de materiais mais fortes e mais duráveis e que podem substituir outros componentes em muitos casos. Por exemplo, os móveis de plástico, em comparação com os produtos mais tradicionais de madeira, são mais adequados a ambientes externos e sujeitos às ações do tempo.
Além de beneficiarem o meio ambiente, muitas comunidades conseguem gerar uma renda extra com base na produção de artigos de plástico reciclado e na própria reciclagem de material plástico. Através de cooperativas especializadas em transformar restos de garrafas pet, sacolas plásticas e outros objetos em peças que podem ser utilizadas em domicílios e nos estabelecimentos comerciais. Além de materiais de escritório, chaveiros, sacolas e garrafas retornáveis, é comum hoje em dia ver que o setor de construção civil aproveitando todo o material reciclado a partir de plásticos e termoplásticos, além de borracha e vidro, para produção de telhas e forros.
Isso sem contar a geração de novos postos de trabalho, pois a indústria da reciclagem cresce vertiginosamente a partir da conscientização das pessoas sobre a importância de se reaproveitar o material plástico. Além disso, a lucratividade proveniente do trabalho de reciclagem é capaz de sustentar muitas pessoas e propiciar o desenvolvimento sustentável de muitas comunidades locais. As cadeias de fornecimento locais serão alimentadas por novos produtos plásticos desenvolvidos localmente e que retornam para os mercados locais a fim de estimular o crescimento regional.