Belgo vai transferir pátio de metálicos para Iracemápolis
A Belgo-Arcelor Piracicaba está investindo R$ 18 milhões na implantação do seu novo pátio de metálicos na cidade de Iracemápolis, em área de 775.000 metros quadrados, que irá substituir o atual localizado na própria usina. A previsão de início de operação é para o primeiro trimestre de 2007.
O novo pátio vai gerar 774 empregos diretos e indiretos em Iracemápolis e região. No pico das obras, que está previsto para o mês de novembro, o número de contratações será de 210 empregados.
A área foi escolhida com base na proximidade entre as cidades – fator essencial para melhor logística – e as boas condições do terreno. A decisão pela implantação de um pátio externo se deu pela necessidade de reduzir o fluxo no tráfego de carretas dentro da cidade.
O novo pátio externo será utilizado para industrialização da sucata, utilizada pela Usina na produção dos vergalhões de aço, já que a unidade de Piracicaba é uma siderúrgica semi-integrada, isto é, seu processo industrial inicia-se a partir da sucata ferrosa, fator que contribui significativamente para a preservação do meio ambiente, tornando a empresa um referencial em sua relação com a natureza.
A unidade de Piracicaba produziu, em 2005, mais de 760 mil toneladas de aço. Um amplo programa de expansão e modernização realizado nos últimos três anos aumentou a capacidade de produção para 1,1 milhão de toneladas/ano, garantindo um dos melhores resultados operacionais entre as siderúrgicas do Grupo Arcelor, bem como sua especialização no setor de construção civil.