Bebidas Príncipe reduz custos e agiliza processos com solução SaaS da Sofit
Pertencente ao Grupo MME, a distribuidora de bebidas Príncipe atua em toda a região de Joinville (SC) na distribuição de cervejas, refrigerantes, isotônicos e outros produtos da Ambev. Há cerca de três anos a empresa adquiriu a solução Sofit4Transport, desenvolvida pela Sofit, empresa desenvolvedora de softwares especializada em Saas – software como serviço, com intuito de otimizar o trabalho e reduzir os custos da operação.
Com uma frota de aproximadamente 250 veículos entre caminhões, carros, motos e empilhadeiras, a empresa necessitava de uma solução capaz de integrar os dados além de controlar a manutenção e o gasto de combustível dos veículos. Com a aquisição do Sofit4Transport, além da gestão de frota, o software também assumiu a função de reunir e compartilhar dados para todos os departamentos da empresa.
Julian Lopes, coordenação de operações da Bebidas Principe, afirma que a maior vantagem do Sofit4Transport é a possibilidade de flexibilização e agilidade que a ferramenta proporcionou aos processos internos. Visando aprimorar o controle do abastecimento, a empresa utilizou da flexibilidade da ferramenta que permitiu cruzar dados para criar metas de consumo de combustível para cada modelo de veículo e, assim, reduzir os gastos. “Estipulamos regras para criar uma média de consumo a partir de dados sobre o gasto real, a meta de economia, o desperdício ou o ganho de cada veículo. E o sistema nos mostra em valores ou porcentagem onde as metas estão sendo cumpridas ou não”, explica.
O coordenador, conta que antes da implantação as informações eram descentralizadas, cada departamento gerava e arquivava seus documentos de forma desordenada e não havia centralização de informações para basear as tomadas de decisões. “Muitas vezes as informações eram desencontradas, demoravam mais de um mês para serem atualizadas e dados eram perdidos. Com as informações online e dados seguros foi possível rever toda a organização da empresa e criar novos planos de ações para reduzir custos e agilizar os processos”.
Além da gestão da frota, o software é usado em toda a empresa como gestor de dados, responsável pela criação de relatórios, controle de finanças, produtos e clientes. “Até mesmo os equipamentos de segurança, uniformes e sapatos dos funcionários são controlados pelo software”, comenta Lopes.
Para os próximos meses a empresa pretende ampliar o uso do software, principalmente no controle de pneus e portaria. “Estamos trabalhando na mediação do tempo de todos os processos dentro da empresa para pensar em soluções capazes de agilizar ainda mais o trabalho e diminuindo o tempo de carregamento e saída dos caminhões”, finaliza.