Aviação sustentável

Aviação sustentávelBill Glover, vice-presidente de meio ambiente e política de aviação da Boeing afirma que voar é tão eficiente quanto dirigir um carro híbrido. Em uma reunião da APEC em Honolulu, ele também diz que a empresa Boeing está bem preparada para as demandas dos mercados emergentes.

Leia entrevista com o executivo sobre aviação sustentável.

O “crescimento verde” tem sido uma das questões principais na cúpula da Apec, mas pode realmente ser rentável para a indústria da aviação?

A experiência da Boeing é que ela é rentável e é apenas parte de um negócio bem administrado. Se você pensar sobre a economia de energia nas fábricas – isso é sustentabilidade ou é boa gestão? São as duas coisas.

Quando uma empresa diz que vai entrar na “onda verde” e olhar para o crescimento dessa área e para as oportunidades que ela proporciona, é apenas uma outra perspectiva e revela ineficiências. Isso é impacto no meio ambiente. São os resíduos – o oposto de uma empresa bem gerida. Crescimento verde se encaixa perfeitamente com um negócio bem gerido.

Você está falando sobre a idéia geral do negócio, e os produtos específicos?

Sobre produtos específicos: sim, chegou a hora e todo mundo reconhece isso. Há muitos progressos sendo feitos para encontrar melhores materiais e combustíveis renováveis para aumentar a eficiência nos produtos. O que era bom o suficiente ontem não é bom o suficiente hoje. E nós estamos olhando para as coisas que são realmente impulsionadas por situações de transformação, como a energia eólica.

Mas o seu mais novo avião, o Dreamliner, não será rentável por alguns anos.

Sim, mas você sabe, os aviões são assim. Eles são complicados – alguns um pouco mais complicados do que outros, alguns demoram mais que outros, por isso gerar lucro em uma empresa aérea comercial é sempre um grande risco. Estamos no caminho certo para chegar onde queremos com o 787 e o 747-8, dois novos aviões que, recentemente, foram introduzidos no mercado.

Nós temos boas vendas, mais de 800 unidades de 787 pedidas, e temos a oportunidade de satisfazer essa demanda e melhorar ainda mais e eu acho que, como experiência pessoal dos usuários, o 787 só vai ficar melhor.

Considerando que os subsídios dos governos de muitos países prevêem crescimento verde, como você pode estabelecer um campo de jogo nivelado internacionalmente pela criação de uma zona de livre comércio?

O pensamento é estabelecer normas para todos. No início deste ano, um acordo da OCDE chamado “Acordo Setorial de Aeronaves” foi traçado. Ele nivela financiamento para o crédito de exportação utilizado para aviões. Mas há sempre mais a fazer, porque nenhum governo pode se dar ao luxo de injetar dinheiro em uma indústria para sempre.

Aviação sustentávelCertamente, com a atual situação da economia, os governos estão sendo muito cuidadosos.

Como pode o transporte aéreo, que é frequentemente acusado de ser um dos que mais consome energia em viagens, ser verde?

Se você só olhar para ele do ponto de vista de eficiência, é muito difícil conseguir um avião para voar – ele não tem energia para fazer isso. No entanto, com base em passageiros-milha, esse transporte é etremamente eficiente. Na verdade, ao voar em praticamente qualquer um dos nossos aviões, em serviço normal, agora significa que o transporte aéreo é tão eficiente quanto um carro híbrido – em uma base de passageiros-milha, quando preenchida a maior parte ou todos os lugares.

Como indústria, nós continuamos a impulsionar a eficiência através de produtos melhores e melhores formas de operá-los. A última medida será mudar para combustíveis de aviação sustentável, para que possamos diminuir a pegada de carbono do combustível, que vai reduzir o impacto ambiental em 50 a 80%.

Qual o prazo para a utilização desses combustíveis?

Estes combustíveis estão em uso hoje, mas apenas de forma limitada – porque não temos a cadeia de suprimentos acertada ainda. Há um número de pessoas trabalhando nisso. Nos próximos anos, esperamos começar por esse 1% e irá acelerar a partir daí.

E a ideia é usar aeronaves menores, mais leves ou as maiores para ter mais lugares por avião?

A abordagem Boeing é que temos aviões supereficientes em vários tamanhos. Se você estiver conectando dois mercados onde você pode voar 150 pessoas e preencher todos os lugares, então você quer um avião desse tamanho. Se você estiver conectando dois mercados onde você sabe que a rota pode sustentar 300 pessoas, você quer um avião para essa finalidade.

Aviões como o Airbus 380, que pode transportar mais de 550 passageiros, são concorrentes para vocês ou trata-se de uma abordagem completamente diferente?

Uma abordagem diferente. Olhamos para o mercado de grandes aviões e nossa visão foi e ainda é que o investimento necessário para esse tipo de aeronave é maior do que a demanda por espaço no mercado. É uma questão de tamanho novamente. Nós pensamos “nós poderíamos fazer isso”, mas também pensamos que o preenchimento algumas outras exigências do mercado são uma oportunidade de melhores negócios e uma solução mais eficiente.

Essa estratégia é especialmente destinada ao mercado Ásia-Pacífico?

Nós olhamos para todo o mundo o tempo todo, mas o mercado da Ásia-Pacífico é muito importante para nós, porque está crescendo muito rápido. É um mercado que tem uma enorme variedade. E nossa abordagem é garantir que aeronaves supereficientes, com a última tecnologia, para combinar com toda a variedade que os novos mercados exigem. Eles não se tornarão imediatamente mercados para 500 passageiros/voo. Eles começam menores, geralmente. Mas assim como o mercado cresce, cresce também a dinâmica de mudança.

Então, você já mudou a sua atenção do mercado de trans-Atlântico para Ásia-Pacífico?

Não, eu não diria que nós temos mudado a nossa atenção. Certamente, o mercado transatlântico tem uma taxa de crescimento mais lento do que o mercado transpacífico, o mesmo que os mercados internos dos EUA e da Europa. Isso não significa que nós os ignoramos. Eles ainda são os dois maiores mercados do mundo para a aviação, mas exigem uma abordagem diferente.

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