Automação residencial
Automação residencial
Automação residencialAutomação não é um conceito novo, e certamente, não é encontrado apenas na ficção científica. Com os avanços tecnológicos, novos sistemas mais robustos foram produzidos para realizar diferentes tarefas que vão desde o controle da temperatura de uma geladeira até automatização do sistema de segurança de uma casa.
O que é automação residencial?
Domótica envolve o controle automático de diferentes atividades de rotina da casa através de certos conjuntos de hardware e software. Por exemplo, um sistema de iluminação que acende logo que alguém entra na sala de uma casa, é um dos muitos sistemas de automação possível. Da mesma forma, um sistema de segurança que detecta intrusos na casa é também um sistema de automação residencial. Outros aparelhos que podem ser controlados através do sistema de automação na casa incluem home theaters, celulares, condicionadores de ar, pulverizadores de jardim e assim por diante.
Domótica é a funcionalidade elétrica de uma casa fornecida por um sistema de controle. Sistemas de automações residenciais controlados podem incluir a iluminação e sistemas mecânicos. Um tipo de automação doméstica é chamado domótica de apoio, cujo foco é aumentar a funcionalidade de um lar para os deficientes e os idosos como uma alternativa para um lar ou instituição de saúde. Muitas das ferramentas de apoio em sistemas de domótica são bastante simples e podem permitir que os profissionais de saúde acompanhem os indivíduos em suas casas.
Sistema de automação residencialAtravés do uso de alertas que enviam automaticamente mensagens aos profissionais de saúde, quando ocorrem alterações na saúde ou na casa de um paciente, faz com que idosos e deficientes possam viver por conta própria, sem a preocupação de ser incapaz de obter ajuda se necessária. Sistemas de alerta também podem beneficiar os idosos e deficientes. Através da utilização de um interfone, mensagens de internet podem ser enviadas por toda a casa para lembrar os pacientes de compromissos, tomarem medicamentos, e até mesmo coisas como desligar o fogão e trancar as portas. Além disso, existem sistemas que podem dispensar os medicamentos específicos que se destina a uma pessoa no momento em que deve tomá-lo. Um recurso adicional de um sistema de automação de dispensação de medicação pode causar um bloqueio em toda a medicação, exceto a dose para a época. Isso é particularmente útil para indivíduos com doença de Alzheimer.
Robôs domésticos são cada vez mais populares. Como os aspiradores de pó robóticos disponíveis comercialmente os robôs domésticos estão se tornando menos raros. Outros robôs domésticos incluem cortadores de grama robóticos, servidor robô, um ferro de passar robótica, mesmo caixas de areia robóticas para gatos.
Benefícios da domótica
Há muitos benefícios nos sistemas de automação residencial. Estes benefícios tendem a ser conveniente e economizar tempo, limitando a necessidade de controlar manualmente muito dos recursos e tarefas associados à casa. Ao automatizarem muitas das atividades, que normalmente são feitas manualmente, você pode economizar pouco ou muito tempo, dependendo da atividade. Sistemas de automação incluem muitas tarefas diárias como varrer, esfregar, limpar a caixa de areia, e muito mais. A maioria das pessoas já tem o básico de automação residencial disponível em suas casas. Aquecedores, máquina de lavar, máquina de lavar louça, um controle remoto da TV, e bebedouros são exemplos de automação residencial presente na maioria das casas. Ao planejar um sistema de automação residencial é importante pesar a economia de tempo em relação ao custo total de implantação e manutenção.
Sistemas de automação que automaticamente ajustam à temperatura e a iluminação pode ajudar a reduzir o consumo de energia. Na sala um controle para desligar automaticamente as luzes acesas após um determinado período de tempo, temporizadores que irão desligar o ar e sistemas de aquecimento quando ninguém está em um quarto, são formas benéficas para diminuir o consumo de energia evitando desperdiço desnecessário quando ninguém está em casa.
Em 2003, a Universidade da Flórida criou uma casa totalmente automatizada para “Matilda”, uma mulher frágil e idosa com início de Alzheimer que vivia em casa sozinha. Enquanto a casa era construída foi usado um manequim vestido para se parecer com ela, e a casa automatizada fez a vida por si mesmo bastante simples. A casa inteligente foi totalmente mobiliada e localizada no quarto andar do laboratório de informática do prédio de engenharia. Alguns dos dispositivos de casa inteligente pertencentes à Matilda incluem um sensor que sempre sabe onde ela esta na casa, um microondas, que sabe exatamente o tempo para cozinhar seus alimentos, reconhecendo os pratos colocados no mesmo, um alerta de telefone celular quando há vazamentos de água no chão, e uma TV próxima de onde Matilde estiver que transmite a imagem de cada visitante que se aproxima da porta. Se ela quiser deixar o visitante entrar em sua casa, ela não precisa usar nada mais do que seu celular que vai transmitir um código para a trava da porta eletrônica. Com todas estas tecnologias, a expectativa de vida de envelhecimento dos indivíduos que fazem uso deles é significativamente maior em comparação com aqueles que não o utilizam.
Hardware para sistemas de automação residencial
Um sistema de automação residencial requer tanto hardware como software para operar. O hardware utilizado em tais sistemas inclui sensores, controles e atuadores. Os sensores são utilizados para medir e enviar informações. Por exemplo, uma lâmpada que pode escurecer ou clarear com apenas um toque é controlada por um sensor sensível ao toque. Controladores como controladores lógicos programáveis são usados para controlar máquinas e coisas como luminárias. Atuadores são dispositivos usados para mover ou controlar um sistema ou mecanismo de conversão de energia em movimento. É obrigatório o uso de sistema com uso de fios, frequências de rádio ou infravermelho se você deseja criar interligação.
Automação de tarefas domésticas
Algumas tarefas das mais comuns que podem ser operadas através de um sistema de automação doméstica incluem a programação de um sistema de segurança para enviar um alerta através de telefone ou e-mail, para execução de tarefas pré-agendadas como regar o jardim, acessar câmeras de vigilância dentro e fora da casa, abrir portas, janelas e outras saídas ou entradas automáticas para sua casa, e assim por diante. A idéia por trás desse sistema é não apenas para automatizar tarefas rotineiras, mas também para controlá-las, mesmo quando não estão em casa.