Automação comercial
Automação comercialAutomação Comercial é uma das áreas de automação em maior expansão na atualidade. O sistema de automação comercial pode ser compreendido a substituição de tarefas manuais repetitivas por processos automáticos realizados por uma máquina. Um dos maiores benefícios da implementação de sistemas de automação é que tarefas executadas por pessoas e passíveis de erro como uma simples anotação do peso de uma mercadoria, o preenchimento de um cheque, na automação comercial são feitas por computador com total eficiência e maior velocidade.
Até alguns anos, em uma gestão de negócios, era comum ocorrerem erros de cálculo de fluxo de caixa, reposição de estoque entre outros tópicos, o que causava muitos transtornos para a empresa, fornecedores e até para o consumidor final. Hoje, com a automatização comercial, os erros e falhas praticamente são inexistentes, e as tarefas, antes complexas, tornaram-se fáceis, rápidas, práticas e altamente eficientes.
O processo de automatização comercial de uma empresa não se resume somente na escolha e compra de equipamentos e no desenvolvimento de softwares de gestão comercial, Omo computadores, impressoras, periféricos e caixas registradoras. É preciso ter em mente também quais são os benefícios que o novo sistema trará para a empresa, como isso será percebido pelos clientes, parceiros e fornecedores e se a empresa realmente se tornará mais competitiva no mercado.
Outro fator a ser planejado pelo dono de uma determinada empresa ou loja e que pode ser determinante para a implantação dos sistemas é o levantamento, exposto em relatório do quanto será gasto em tempo e dinheiro para o treinamento de todos os funcionários.
O compromisso do proprietário e dos funcionários nesta nova fase da empresa é de grande importância para o negócio, caso contrário, o sucesso da automação na empresa pode não se solidificar. No entanto, o segredo é estabelecer prioridades. Começar pelas atividades que podem ser automatizados de forma mais simples e rápidas, ou então iniciar o processo com as áreas da empresa onde as ações ainda são feitas de modo precário.