Asperbras monta fábrica de equipamentos para petróleo e gás
Asperbras monta fábrica de equipamentos para petróleo e gásCom investimento inicial de R$ 130 milhões, começa a ser construída em uma área de 50 mil metros quadrados, na região metropolitana de Salvador, na Bahia, a primeira indústria para fabricação de máquinas e equipamentos para prospecção e extração de petróleo e gás.
A nova empresa chama-se Bomcobras e é uma joint venture formada em julho deste ano pelo Grupo Asperbras, BRCP (Brasil China Petróleo) e a estatal chinesa Baoji Oilfield Machinery Company (Bomco), subsidiária da CNPC (China National Petroleum Corporation). O objetivo dessa união é atender a crescente demanda de máquinas e equipamentos para prospecção e extração de petróleo e gás no Brasil.
Esta parceria soma as qualidades individuais de cada companhia. A Bomco, em operação desde 1937 e presente em mais de 70 países, é hoje uma das mais importantes indústrias do mundo na fabricação de máquinas e equipamentos para petróleo e gás. Na sociedade, a Bomco detém 34%, enquanto as brasileiras somam juntas 66%. O resultado dessa parceria alia a experiência e tecnologia da Bomco com a sólida estrutura em venda, distribuição e atendimento ao cliente da Asperbras e da BRCP.
“Vamos fabricar no Brasil todos os equipamentos e máquinas que a Bomco produz na China”, explica Francisco Colnaghi, vice-presidente do Conselho de Administração da Bomcobras e presidente da Asperbras. A linha de produção inclui produtos para exploração onshore e offshore. Entre os itens estão bombas de lama, tubos e torres de perfuração, guindastes e sondas cujo alcance pode chegar a 12 mil metros. “Mas não iremos atuar só na venda de equipamentos. O objetivo é também fornecer peças de reposição inclusive para equipamentos já em operação”, diz Colnaghi. Segundo ele, a meta da Bomcobras é, em dois anos, ser capaz de atender às normas de conteúdo nacional exigidas pelo governo brasileiro.
A Asperbras nasceu em 1985 com foco na fabricação de tubos e conexões para irrigação. Ao longo dos anos, expandiu suas fábricas, ampliou seu ramo de atividade e se internacionalizou, atingindo padrões de excelência e qualidade em suas áreas de atuação no Brasil e em diversos países do continente africano. Atualmente a empresa é reconhecida não apenas por suas indústrias de tubos, conexões e rotomoldagem, mas também por atuar nas áreas de engenharia industrial, com gerenciamento e montagem de projetos industriais em diversos segmentos, na construção e incorporação imobiliária, e nos setores de laticínio, agronegócio, mineração, geração de energia e, a partir de agora, também no segmento de petróleo e gás.