Após lucro 4 vezes maior, Canon eleva previsão para 2010
TÓQUIO, 26 de abril (Reuters) – A japonesa Canon elevou sua perspectiva de resultados para este ano, se aproximando das previsões do mercado, após a robusta demanda por câmeras digitais e impressoras levar seu lucro no primeiro trimestre a crescer mais de quatro vezes.
Entre janeiro e março, a companhia teve um lucro operacional de 86,84 bilhões de ienes, ante ganho de 20,03 bilhões de ienes um ano antes. As vendas no trimestre subiram 10%, a 755,5 bilhões de ienes.
O resultado garantiu à Canon o segundo trimestre consecutivo de aumento no lucro na comparação anual, depois de oito trimestres de queda, e ressaltou a recuperação da demanda por equipamentos de escritório, que também está impulsionando suas rivais Xerox e Ricoh.
“A demanda por câmeras digitais segue forte e a demanda por equipamentos de memória também está retornando, então, o cenário está melhorando de forma cíclica”, afirmou Kazuyuki Terao, diretor de investimentos da RCM Japan.
“A tendência de um iene mais fraco também é positiva, então o ambiente para negócios é favorável. Existem poucos fatores negativos no momento.”
A Canon afirmou esperar um lucro operacional de 360 bilhões de ienes (3,8 bilhões de dólares) para este ano, acima da previsão anterior de 330 bilhões de ienes, mas ainda abaixo da estimativa média de 20 analistas consultados pela Reuters, de 371,2 bilhões de ienes. No ano passado, a empresa teve lucro de 217 bilhões.
Analistas esperam que a Canon apresente crescimento de dois dígitos no lucro por mais dois anos, antes que esta expansão diminua o ritmo em 2013.