Apoio logístico integrado
Apoio logístico integradoApoio logístico integrado (ou suporte de logística integrada) é um conceito de logística que foi utilizado pela primeira vez pelos militares, e que agora é comumente usado no setor comercial também.
É baseado na idéia de que a logística e apoio logístico são concebidos como parte integrante de equipamentos e sistemas. Da mesma forma, questões de apoio logístico são tidos em conta durante todo o tempo de vida de equipamentos e sistemas. Em outras palavras, os profissionais de suporte de logística integrada acreditam que fatores como testes, formação e aperfeiçoamento são as principais preocupações para os profissionais que desejam se beneficiar mais do equipamento e se envolver em práticas mais rentáveis.
Um princípio importante de apoio logístico integrado é que todo o equipamento é mantido altamente funcional. Em modelos de negócios tradicionais, por exemplo, os gestores podem considerar fatores como custo dos reparos e os benefícios de poupar dinheiro a curto prazo. Indivíduos que usam princípios de logística integrada, no entanto, acreditam que um sistema é mais eficaz quando está em ótimas condições e é capaz de completar todas as tarefas designadas.
A manutenção é um componente essencial do apoio logístico integrado. Em vez de reparos e atualizações agendadas somente quando necessário, os adeptos da logística integrada acreditam que a manutenção deve ser um processo contínuo. Na verdade, os profissionais que trabalham dentro desse modelo tendem a considerar a manutenção na aquisição de equipamentos. Eles podem planejar horários e procedimentos para testes para garantir que todas as máquinas e equipamentos e sistemas permaneçam em condições ótimas em todos os momentos.
Apoio logístico integradoMão-de-obra também é levada em conta no apoio de logística integrada. Os gestores podem coincidir indivíduos com determinadas competências e responsabilidades com certos tipos de equipamento. A fim de determinar o melhor ajuste, a gestão pode distribuir os exames de proficiência ou testes de personalidade que lhes permitam conhecer os pontos fortes dos trabalhadores, fraquezas e preferências. Idealmente, a administração pode criar os modelos de trabalho mais eficazes, que exigem o menor número de trabalhadores, a fim de aumentar a eficiência e reduzir custos.
Para garantir que todas as práticas de manutenção e uso sejam realizados corretamente, o treinamento é uma parte importante do apoio logístico integrado. Todos os profissionais responsáveis pela utilização e teste de equipamentos podem receber instrução contínua, acompanhados por avaliações que lhes permitam demonstrar compreensão do material. Orientações e manuais de instrução muitas vezes são atualizados para refletir novos padrões e metas ditadas pela administração.
A coleta e organização de dados é outro aspecto importante de apoio logístico integrado. Com o objetivo de avaliar o desempenho dos equipamentos, profissionais podem comparar as taxas de produtividade em diferentes períodos de tempo. Quando os profissionais observarem problemas em processos, podem realizar uma análise que permita localizar as causas.