Aplicações industriais do ácido glicólico

Aplicações industriais do ácido glicólicoO ácido glicólico é talvez o mais conhecido de um grupo de compostos químicos chamados de ácidos de frutas ou alfa-hidroxi ácidos (AHA). É derivado da cana-de-açúcar, por isso pode ser considerado um produto natural. Ácido cítrico das laranjas e de outros cítricos também estão sob a mesma classificação como o ácido glicólico.

Usos industriais do ácido glicólico incluem remoção de ferrugem e desengorduramento. O ácido glicólico puro (geralmente vendido em concentrações de 70% ou mais) é pouco corrosivo, mas perigoso para a pele exposta. Na verdade, convenções internacionais consideram qualquer produto com uma concentração de ácido glicólico a 10% como um material perigoso.

A maioria dos consumidores conhece o ácido glicólico não por seus usos industriais, por suas propriedades cosméticas. O ácido glicólico é geralmente usado como um esfoliante e hidratante natural da pele, embora haja muito debate sobre a sua segurança e eficácia.

Cana de açúcar é a matéria-prima do ácido glicólico

Cana-de-açúcar é a matéria-prima do ácido glicólico

O ácido glicólico funciona como um agente esfoliante devido à sua elevada acidez, mas solubilidade fácil. Quando colocado sobre a pele ou superfície, como parte de um creme esfoliante ou gel, penetra sob as camadas superiores da pele danificada e destrói a ‘cola’ que mantém a pele morta na superfície.

O produto é extremamente solúvel e versátil e isto o torna perfeito para ser utilizado na limpeza do setor industrial. Pode cortar sais de água dura. É também um corrosivo muito baixo quando aplicado em metais específicos. Ele tem pouco ou nenhum odor e não é muito tóxico. Também é fácil de limpar: uma vez utilizado, basta aplicar água para reduzir a sua concentração. Além disso, oferece benefícios para o meio ambiente e não é inflamável.

Os usos do ácido glicólico na indústria incluem limpeza de equipamentos

Os usos do ácido glicólico na indústria incluem limpeza de equipamentos

O ácido glicólico é extremamente útil como removedor de concreto. Como pode ser dissolvido em água, pode ser despejado em fendas e fissuras e atacar o betão de dentro. Ele derrete concreto, restaurando as ferramentas e equipamentos próximos ao seu estado original. É um limpador de metal muito eficaz, graças à sua natureza menos corrosiva. Ele funciona bem com vários metais, tais como alumínio e cobre, além de superfícies de metal pintadas ou plásticas. Isto significa que pode ser usado para limpar muitas caldeiras industriais e permutadores de calor. Também é bom para dissolver o óxido de carbonato. O ácido glicólico não contém cloreto, de modo que pode ser usado em aço inoxidável, sem ter cracking (quebra) por estresse.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

O composto químico pode ser muito útil quando se trata de tratamento de água, ou seja, na limpeza tubos ou de poços de água. O ácido glicólico derrete acúmulos em tubos, tais como cálcio, sais de manganês e magnésio. Ele também pode atingir vários tipos de depósitos, como o ferro. Se os canos estão entupidos com lixo orgânico, ele funciona muito bem. O ácido pode degradar muito rapidamente e isso significa que consegue quebrar a matéria orgânica com facilidade.

Ele pode ser usado para inúmeras finalidades por ser um limpador de betão, metal e água. Devido à sua baixa toxicidade e pelo fato de não ser inflamável, é o líquido de limpeza perfeito para lidar com grandes projetos industriais.