Aplicações do nióbio
Aplicações do nióbioComo um dos elementos químicos considerados metais de transição, o nióbio é usado para diversas aplicações diferentes: de ligas que são ideais para grandes estruturas até a utilização em eletrônica, o nióbio é encontrado em muitos lugares e como parte de uma série de produtos.
Descoberto por Charles Hatchett no século 19, o elemento foi isolado a partir de uma amostra de minério que havia sido enviada para a Inglaterra por John Winthrop, primeiro governador do estado de Connecticut (EUA). A princípio, recebeu o nome de columbio, por causa de sua procedência. O elemento foi por vezes confundido com o tântalo, que tem propriedades muito semelhantes.
A designação do nome “nióbio” surgiu em 1846, quando Heinrich Rose e Jean Charles Galissard de Marignac redescobriram o elemento químico e conseguiram definir mais claramente as suas propriedades específicas.
Os dois nomes para o elemento foram utilizados alternadamente até 1950, quando a União Internacional de Química Pura e Aplicada resolveu a questão do nome próprio para o número atômico 41. Ainda assim, há indústrias e organizações que continuam a identificar o elemento como columbio.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Abreviado como Nb, é um metal cinzento na aparência e ideal para ser usado com aço para criar uma liga que pode ser usada em vários produtos.
Misturas de aço e nióbio têm sido utilizadas na construção de tubos de água e esgotos, sistemas de componentes em vários tipos de automóveis e na criação de varas de soldagem, além de produtos de aço inoxidável, especialmente itens domésticos.
Pelotas de nióbio para mistura com outros metais
Pelotas de nióbio para mistura com outros metais
Uma das utilizações mais comuns de nióbio hoje é na fabricação de lentes ópticas destinadas a compensar problemas de visão. A adição de nióbio em vidro tem demonstrado proporcionar uma maior taxa de refração, que por sua vez, faz com que seja possível criar lentes corretivas mais finas e leves.
Recentemente, o nióbio começou a atrair a atenção como uma opção de metal para a criação de jóias. Os tons de cinza e azul do metal fazem dele uma ótima alternativa para a criação de modelos diferenciados de anéis, alianças, brincos e outros acessórios. Uma vez que o metal também pode ser facilmente tingido, é possível “criar” um nióbio que funcione com praticamente qualquer cor de pedra desejada.