Alta do petróleo eleva lucro da Chevron em até 36%
A Chevron, segunda maior companhia de petróleo dos Estados Unidos, relatou no último dia 29 de abril um salto de 36% no lucro trimestral. O lucro líquido nos três primeiros meses de 2011, até 31 de março, atingiu US $ 6,2 bilhões, frente aos US $ 4,6 bilhões registrados no ano anterior, apontando um aumento de 25% nas receitas.
“Os ganhos do trimestre em decorrência das operações a montante foram beneficiados pela alta dos preços do petróleo, enquanto as operações a jusante permitiram as melhores margens de produtos petrolíferos refinados”, explicou o diretor-executivo da Chevron, John Watson.
O relatório da Chevron foi divulgado um dia depois de a indústria líder ExxonMobil, a maior empresa do mundo listada pelo valor de mercado, apresentar um rendimento de 10,7 bilhões de dólares líquidos no primeiro trimestre de 2011, um crescimento de 69% ante o ano anterior.
O aumento do preço do petróleo, impulsionado pela forte demanda em economias em crescimento como a China e a Índia, além da redução de suprimentos por produtores dilacerado pelos conflitos no Oriente Médio, traduziu-se num aumento dos preços do combustível nos postos, fato está influenciando na recuperação econômica doa Estados Unidos.
Os preços da gasolina subiram 36%, ou cerca de um dólar por galão, uma média de aumento de US $ 3,91 o galão no período de um ano. Dois anos atrás, os preços estavam quase a metade do preço atual, em 2,04 dólar o galão.