Alianças e parcerias no mundo da TI: o que o consumidor ganha?

* Por Flávio Luis Piccolo Ferrer

Quando lemos sobre o mercado de Tecnologia da Informação, percebemos uma grande movimentação entre as empresas. Compras, vendas, uniões e, no caso que iremos analisar neste artigo, parcerias e alianças, são comuns neste setor. Além disso, estas são tendências a partir das quais não há volta. Mas o que será que impulsiona essas alianças? Qual a importância destas tendências? Qual o benefício para o usuário final?

Vamos começar pelo ganho das empresas envolvidas – que será refletido no serviço oferecido para o mercado. Com nossa experiência, percebemos que esses acordos têm o poder de ampliar a representatividade das empresas e, assim, o mundo da TI ganha conhecimento e investimentos em novas tecnologias.

Todas as relações de parceria devem ser de ganha x ganha. Há quatro premissas básicas para que uma parceria dê resultado: a primeira e mais importante é a honestidade, já que não existe negócio sem que as partes sejam verdadeiras e honestas; a segunda premissa é agir com lealdade e respeitar as políticas, objetivos e opiniões definidas por ambos; a terceira é a flexibilidade, principalmente para que as partes possam trabalhar a fusão da cultura organizacional – a mudança no negócio exige mudança de comportamento; e a última é a transparência, pois as empresas devem estar cientes sobre suas expectativas e interesses.

Se as empresas parceiras alinharem estes pontos, ficará fácil garantir estes mesmos itens para o consumidor final. As alianças estratégicas possibilitam às empresas diversificarem os negócios, terem acesso a novas tecnologias e a novas competências e, desta forma, obterem vantagens competitivas uma vez que terão melhores opções de serviços para o mercado.

As empresas passam a ter acesso a benefícios que podem ajudar a ampliar seu alcance no mercado, reduzir custos e fornecer recursos inovadores aos clientes. Têm a oportunidade de fortalecer suas aptidões, de obter conhecimento especializado para ajudá-las a atender melhor seu consumidor para fomentar a inovação e as conexões. Trabalhando juntas, as empresas podem focar na criação de soluções inovadoras que mantêm a vantagem competitiva e quem ganha com isso é o cliente final.

Vamos analisar um exemplo específico: empresas como Oracle e Microsoft oferecem muitos benefícios aos seus parceiros para apoiar o seu crescimento de canais – a GDR7 IT Solutions é parceira Gold Oracle e Certified Partner Microsoft. As empresas de ERP oferecem ferramentas de produtividade, assistência on-line e alianças, além de treinamentos e cursos para capacitação de funcionários, certificações oficiais, eventos, pesquisas de satisfação, suporte e segurança, além de toda a gama de produtos e soluções.

Como uma empresa contemplada com os benefícios de grandes parcerias, a GDR7 oferece ao mercado soluções de TI com qualidade, pois passamos por diversos treinamentos e conquistamos certificações que confirmam que iremos entregar bons serviços. Com a ajuda de nossos parceiros, oferecemos aos nossos clientes um grande leque de opções de serviços para escolherem e, juntos, concluímos a melhor forma de implementar – priorizando, sempre, as quatro premissas básicas que comentei neste texto.

Nenhum caminho de sucesso é traçado sozinho; as companhias e as parcerias sempre são necessárias, com os que também estão dispostos a alcançar vitórias e a se desenvolver continuamente para oferecerem os melhores produtos e serviços para o mercado. E, com certeza, quem mais ganha com isso é o consumidor final.

* Flávio Luis Piccolo Ferrer é sócio-diretor da GDR7 IT Solutions, empresa desenvolvedora de sistemas que é excelência em Consultoria Empresarial.

Sobre a GDR7 – A GDR7 IT Solutions (http://www.gdr7.com.br/) é uma empresa brasileira que possui grande expertise no gerenciamento de projetos e em consultoria de TI. Utiliza a metologia do Project Managament Institute (PMI), sempre apoiada em soluções exclusivas e personalizadas para os diversos ramos e segmentos.

Com a missão de prover soluções que superem as expectativas de seus clientes, a companhia conta com profissionais altamente qualificados na prestação de seus serviços, que incluem consultoria empresarial, gerenciamento de projetos, governança de TI e outsourcing.

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