ABNT lança norma sobre manufatura reversa de eletroeletrônicos
ABNT lança norma sobre manufatura reversa de eletroeletrônicosNesta sexta-feira (19 de abril), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta em São Paulo a norma ABNT NBR 16156:2013 – Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos — Requisitos para atividade de manufatura reversa. O evento tem parceria do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que atua na pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação.
A nova regra, elaborada pela Comissão de Estudo de Normalização Ambiental para Produtos e Sistemas Elétricos e Eletrônicos do Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-03), estabelece requisitos para proteção ao meio ambiente e controle dos riscos de segurança e saúde no trabalho na atividade de manufatura reversa de resíduos eletroeletrônicos.
Cerca de 60 organizações nacionais participaram da elaboração da NBR, incluindo recicladores, fabricantes, associações de classe, universidades e centros de pesquisa, com coordenação da equipe Ambientronic do CTI.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Dessa forma, as recicladoras e outras organizações que se dedicam à manufatura reversa de equipamentos e componentes eletroeletrônicos poderão implementar um sistema de gestão que inclui, entre outros itens, ações de eliminação dos impactos ambientais e de saúde e segurança no trabalho relacionadas aos resíduos perigosos, rastreabilidade dos resíduos até seu descarte, descaracterização ou proteção da marca do fabricante e dos dados armazenados no produto eliminado e o balanço de massa, ou seja, o método de comparação entre o material que entra no processo em relação ao material que sai após a realização de todas as operações.
O lançamento será às 10 horas, na sede da ABNT na capital paulista, que fica na Rua Minas Gerais, 190 – Higienópolis. Para inscrições, o e-mail é marketing@abnt.org.br.
Nenhum comentário