Abcic apresenta ilha do pré-moldado no Concreteshow 2011
Durante o Concreteshow South America 2011 – em realização de 31 de agosto a 02 de setembro – as principais empresas do segmento estão presentes na Ilha do Pré-moldado, idealizada pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic). Pelo quinto ano consecutivo, a Abcic reúne empresas do setor e fornecedores da cadeia produtiva em um pavilhão integrado e diferenciado.
Para Íria Lícia Oliva Doniak, Presidente Executiva da Associação, trata-se de um dos principais eventos voltados ao setor da construção no Brasil e na América Latina e o local é ideal para uma atualização de alto nível a respeito de novas tecnologias e informações mercadológicas.
“Temos convicção de que o Concreteshow 2011 será um reflexo do bom momento pelo qual atravessa o setor de construção no Brasil. Há uma previsão de crescimento a taxas elevadas nos próximos anos, o que prioriza a utilização de métodos construtivos sustentáveis e altamente produtivos, como são as estruturas de pré-fabricado de concreto”, afirma. A executiva justifica que o setor de pré-fabricado de concreto deverá crescer cerca de 15% em 2011, superando os R$ 5,5 bilhões faturados por fabricantes de pré-moldado associados à Abcic no ano passado.
Carlos Gennari, Presidente do Conselho Estratégico da Abcic, avalia que a Ilha do Pré-Moldado representa o potencial e a união do setor, hoje apto a atender a demanda de edificações para os mais diversos projetos, caso das obras de infraestrutura urbana, de estádios de futebol que atenderão à Copa do Mundo de 2014 e ainda dos projetos de habitações econômicas.
Já Paulo Sérgio Cordeiro, Diretor de Marketing da Associação, enfatiza que no ano comemorativo dos 10 anos da entidade, novamente é possível reunir em torno de um objetivo comum, que é o de promover o sistema construtivo representado pela Abcic, algumas das mais importantes empresas do setor da construção industrializada de concreto.
Confira as empresas participantes da Ilha do Pré-moldado:
Abcic
A Abcic, como ação institucional, coordena o trabalho da Ilha do Pré-Fabricado. Porém, terá um espaço próprio dedicado a todos os integrantes da associação e visitantes. Entre as principais ações da Associação, destacamos o Selo de Excelência Abcic, programa que atesta qualidade, segurança e meio ambiente das empresas associadas que aderiram ao programa. Informações e novo folder do sobre o tema estarão disponíveis durante a feira.
A.R Trejor
A especialidade da A.R Trejor é oferecer sistemas de içamento e fixação de pré-moldado de concreto. Na edição de 2011, a empresa vai complementar a linha de produtos voltados aos pré-moldados de concreto e à racionalização de obras. Um dos destaques serão as emendas de pilar pré-fabricado, consideradas uma solução interessante para acelerar os processos de montagem das estruturas.
Bemarco
Fará uma apresentação institucional, mostrando as obras, a estrutura e a confiabilidade da empresa. A Bemarco avalia que o evento vai fortalecer sua marca no mercado, principalmente em função da presença do público técnico que visita a feira.
Cassol
Além de sua variada linha de produtos pré-fabricados de concreto voltada para edificações comerciais e industriais, a Cassol irá enfatizar uma das mais importantes áreas da construção civil: a infraestrutura. A empresa, que já oferecia ao mercado suas estacas protendidas de secção quadrada, terá agora as centrifugadas de média e grande capacidade, além de prédios habitacionais, passarelas para pedestres, pontes, viadutos e estádios para a Copa e Olimpíadas.
Comitê de Estacas
O Comitê de Estacas apresentará os novos catálogos de estacas pré-moldadas para fundações, que atendem as determinações da NBR 6122. Serão divulgadas as tabelas e ábacos correspondentes. A expectativa do Comitê em relação ao evento é alta, em função de seu caráter técnico.
Coplas
Vai apresentar uma abordagem comercial, focando nos lançamentos, e uma institucional, focando nos seus 20 anos de soluções para construção, completados em 2011. Para a empresa, o Concreteshow vem se firmando cada vez mais como uma feira de negócios, contribuindo para a expansão da marca Coplas. De acordo com ela, seus objetivos têm sido atingidos nas edições da feira, tanto em número de atendimentos no estande como em retorno financeiro.
CPI
A CPI vai mostrar as obras que executou durante o último ano. A empresa consolidou sua unidade de produção em Duque de Caxias (RJ), onde produz pilares, vigas, lajes nervuradas, lajes alveolares e painéis de fechamento para shopping centers, universidade, concessionárias de veículos e indústrias. Em São Paulo, houve um incremento na capacidade produtiva em torno de 30%, com histórico de ter executado peças pré-moldadas para mais de 30 shopping centers, indústrias, escolas, prédios comerciais e outros segmentos nos últimos 35 anos.
Ibpré
A Ibpré vai apresentar duas novidades: a primeira é o galpão leve IbPré, um produto já conhecido no mercado porém entrando agora no portfólio da empresa, destinado a uso diverso, sendo modular quanto às dimensões e com sistema de cobertura com vigas e terças também em pré-moldado. A segunda é a divulgação da Alveolare, nova empresa de laje alveolar, situada em Ibiúna (SP), um investimento da Ibpré para atender não só obras internas como todo o mercado.
Leonardi
A empresa vai apresentar os principais produtos que compõem seu portfólio: estruturas pré-fabricadas em concreto, lajes alveolares, painéis de fechamento e painéis arquitetônicos. Eles fazem parte dos mais de 2.300 empreendimentos realizados com o know-how de mais de 22 anos da empresa.
Nemetschek
A corporação aproveitará o evento para dividir com as empresas do setor o sucesso da solução integrada para projeto, cálculo, detalhamento executivo e gerenciamento da produção de estruturas pré fabricadas de concreto. Para a Nemetschek, muitas empresas de produção de estruturas pré-moldadas de concreto estão ampliando suas fábricas, o que confirma o bom momento do setor. A empresa lançará a versão, em língua portuguesa, do software Scia Engineer e pretende continuar o trabalho pioneiro de tecnologia e consultoria para a engenharia iniciado na Europa também no Brasil.
Ondalon
A Ondalon apresentará domos, venezianas industriais e brises, soluções destinadas à iluminação e ventilação de edificações tanto horizontais quanto verticais. Presente desde a primeira edição do Concreteshow, a Ondalon espera obter grandes resultados em 2011, dado o bom desempenho do mercado de construção brasileiro.
Pavi
A Pavi pretende apresentar os seguintes temas na feira: projetos para casa popular (usando painéis de concreto), estruturas, pilares, vigas e lajes, vários produtos em concreto para atendimento de obras da Petrobras, painéis de fachada em concreto e GRC (concreto reforçado com fibra de vidro). Ela mostrará ainda os separadores de via e o seu projeto de ampliação, que deve atender a demanda do mercado de estruturas de peças de grande porte para viadutos, pontes e outras obras, além de apresentar a nova fábrica no Estado do Rio de Janeiro.
Premo
Mais uma vez, a Premo marca presença no evento e, em 2011, apresenta novidades em todo o seu escopo de soluções construtivas, tanto no PremoHAB quanto na Premo Clássica. No estande, a empresa vai mostrar soluções construtivas aplicadas recentemente nos vários segmentos da construção civil, incluindo estádios de futebol, shoppings centers e na área de infraestrutura urbana, entre outros.
Protendid
A participação será voltada para a credibilidade, ética e a confiabilidade de mais de meio século de atividades neste segmento. O evento será uma grande confraternização e a composição da Ilha de Pré-Moldado, integrando diversos pré-fabricadores,
fortalece, na opinião da empresa, o segmento de pré-fabricado e demonstra a integração do setor.
Stamp
Os painéis de concreto e os pisos elevados arquitetônicos serão os destaques da Stamp durante a feira. Confiante no avanço de obras no setor hoteleiro, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, que receberá jogos da Copa do Mundo e das Olimpíadas, a empresa acredita no potencial dos visitantes do Concreteshow voltados a esse nicho de construção civil.
T&A
A T&A participará, pela segunda vez, da Concrete Show para fortalecer ainda mais sua atuação na região Sudeste. Após alguns meses modernizando a sua nova fábrica, em Itu (SP), adquirida em meados de 2010, a empresa está pronta para atender às novas demandas do mercado, oferecendo aos clientes não apenas peças de concreto, mas complexas soluções de engenharia.
Tranenge
A empresa terá um destaque institucional no evento, de forma a reforçar sua marca e torná-la mais conhecida nas áreas de onde atua. É o caso de obras de infraestrutura, obras de arte especiais, pontes, viadutos, construções industriais e comerciais, incluindo obras de hipermercados e shopping centers. Haverá um destaque também para as obras de construção na área esportiva, incluindo arenas e ginásios. Outro ponto importante é a capacidade de ativar plantas móveis de fabricação de peças pré-moldadas em concreto dentro dos canteiros, com grande vantagem operacional e de competitividade.
Sobre a Abcic
A Abcic representa uma cadeia produtiva que movimenta cerca de R$ 5 bilhões anuais, com crescimento médio de 10% ao ano. O incremento do setor nos últimos anos acompanha o aquecimento das obras de infraestrutura, os planos de incentivo de construção imobiliária em várias camadas sociais e também a ampliação de vários segmentos industriais, todos eles usando o pré-fabricado de concreto como método construtivo em diversos projetos de envergadura.