Acrílico: a busca pelo diferencial

Empresas gaúchas mostram que o uso do acrílico na fabricação de móveis e utensílios domésticos, entre outros produtos, é uma forte tendência e valoriza ainda mais as peças e ambientes.

Famoso pelos pólos industriais que possui, principalmente de móveis e calçados, o Rio Grande do Sul é um forte gerador de tendências para todo País. Não é para menos, segundo dados do Sindimóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves), em 2008, o Estado foi responsável por 18% dos mais de R$ 22 bilhões faturados pela indústria moveleira nacional. E mais, ainda de acordo com a entidade, das mais de 14 mil indústrias brasileiras deste setor, 2,45 mil são gaúchas.

Diante de números tão expressivos, as empresas do Rio Grande do Sul assumem também a responsabilidade de estar sempre à frente quando o assunto é inovação. Nessa busca frenética para agregar aos seus produtos diferenciais como beleza, qualidade e sofisticação, destacam-se as empresas especializadas na transformação e uso do acrílico, todas associadas e ativas participantes do Indac – Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico.

Na Componenti, que atua desde 2002 e tem sede em B ento Gonçalves, por exemplo, o Metacrilato é a principal matéria-prima. É ele que permite inúmeras possibilidades de criação, seja de mobiliário ou de complementos, como gavetas, nichos, divisórias, prateleiras, e acessórios. Segundo a empresa, várias razões justificam a escolha do acrílico para o desenvolvimento de seus projetos. Entre elas, a resistência do material, que é 10 vezes maior do que a oferecida pelo vidro, além da transmissão de luz e da possibilidade de conformação.

A Brascril é outra das empresas gaúchas especializadas na produção de produtos em acrílico. Com mais de 20 anos, ela atua na fabricação, montagem e desenvolvimento dos mais diferentes tipos de projetos. Para isso, conta com tecnologia de corte computadorizado, que permite que produza uma vasta linha de produtos em acrílico transparente ou translúcido, nas mais variadas cores e formatos. Entre os itens mais comercializados pela companhia, destaque para os troféus, urnas, displays, itens de sinalização, acessórios, púlpitos e projetos de iluminação de ambientes.

Brascril desenvolve os mais diversos tipos de móveis e produtos em acrílicos

Mas não é apenas a indústria de móveis do Rio Grande do Sul que usufrui das inúmeras vantagens do acrílico. Há uma década a Kaballa produz os mais diversos itens domésticos e oferece aos consumidores uma completa linha de produtos feitos com o material. Além bonitos e recicláveis, os itens de acrílico são mais seguros e duráveis que os feitos com outros plásticos menos nobres. E tem mais, o acrílico não libera gosto nem cheiro e pode ir da geladeira, mantém por mais tempo o produto gelado, alta resistência a impactos, brilho, beleza, segurança.

O portfólio da marca é composto pelos mais diversos tipos de produtos, de copos e taças a jarras, canecos com gel, petisqueiras e resfriadores de alimentos, entre outras peças. Os produtos Kaballa, que podem ser encontrados nas lojas de artigos para presente e decoração, também são usados frequentemente por bares, hotéis, casas noturnas e buffets. Para esses clientes a empresa oferece ainda o trabalho de serigrafia personal izada nos produtos.

Há quatro anos neste mercado, a Artcril Acrílicos, que fica em Esteio, pertinho da capital gaúcha, além do setor moveleiro, para o qual desenvolve diversos tipos de produtos e objetos decorativos, também atende outros nichos, como o industrial e o calçadista. Para esse último, criar peças exclusivas e cheias de estilo, nas quais explora todo o potencial e a riqueza desse material.

Para abastecer esse mercado. A Mapro, empresa fundada em 1967, produz e fornece a esse mercado chapas de acrílico e de Acrilato®, adequadas para o setor moveleiro. Além disso, a empresa possui tecnologia para projetar e desenvolver produtos de acordo com as necessidades de seus clientes.

O INDAC

O Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico é uma organização sem fins lucrativos que há 10 anos atua no mercado nacional com o intuito de esclarecer as mais diversas dúvidas sobre o acrílico, além de promover o uso dessa matéria – bonita, altamente durável e 100% reciclável. O Instituto, que atualmente conta com 80 empresas associadas, ainda desenvolve e divulga estudos e pesquisas sobre o acrílico no Brasil e no exterior.

Para mais informações, acesse: www.indac.org.br

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

?>